8 REGIÕES PORTUGUESAS ASSINAM CARTA DE COMPROMISSO COM A MISSÃO ADAPTAÇÃO ÀS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS

 118 regiões envolvidas foram anunciadas dia 7 de junho

A Comissão Europeia anunciou as primeiras 118 regiões e autoridades locais que se comprometeram com a Missão Adaptação às Alterações Climáticas, através da assinatura do denominado Pacto da Missão. Entre elas estão 8 regiões portuguesas: Área Metropolitana de Lisboa, Cascais, Cávado, Fundão, Mafra, Médio Tejo, Região de Coimbra e Vila Pouca de Aguiar. A estas, juntam-se ainda 2 instituições como “amigas” da missão: o BLC3 e Idanha-a-Nova. O anúncio foi feito no 1º Fórum da Missão Adaptação às Alterações Climáticas.

A missão da União Europeia destina-se a apoiar o Pacto Ecológico Europeu e a Estratégia de Adaptação Climática. O objetivo principal é apoiar 150 regiões e comunidades para acelerar a sua transformação para a resiliência climática, ajudando-as a entender, preparar e gerir os riscos induzidos pelo clima, bem como desenvolver soluções inovadoras para aumentar a resiliência.

Todos os que assinaram o Pacto da Missão, comprometeram-se a potenciar a resiliência climática de forma inclusiva, envolvendo instituições locais interessadas, a sociedade civil, a comunidade empresarial e industrial, as instituições de investigação e todos os cidadãos.

questionário para manifestação de interesse continua aberto para que regiões e comunidades possam propor-se como parceiros desta missão. A participação neste inquérito é aberta e não competitiva. Todas as candidaturas recebidas serão avaliadas em conformidade. O próximo anúncio será feito durante os R&I Days que serão organizados, em Bruxelas, nos dias 28 e 29 de Setembro, em formato online. A participação na Missão não é exclusiva para quem assine o Pacto da Missão.

Veja todas as regiões que assinaram o protocolo aqui.

Saiba mais aqui.

A ANI é Ponto de Contacto Nacional para a Missão Adaptação às Alterações Climáticas.

 

Notícia ANI

 

Categorias