A Presidência Portuguesa da Rede Eureka realiza o segundo evento “Eureka meets the Atlantic”, na Cidade do Cabo, África do Sul, nos dias 21 e 22 de fevereiro, contando com a participação de 5 empresas portuguesas

O objetivo do programa “Eureka meets the Atlantic” é iniciar ou desenvolver a colaboração com países africanos e da América Latina, envolvendo diversas comunidades de regiões costeiras, através de uma série de eventos em quatro cidades atlânticas (Lisboa, Boston, Cidade do Cabo e Rio de Janeiro), onde a inovação desempenhará um papel fundamental na superação do período de recuperação da crise associada à atual pandemia.

Este evento, organizado em conjunto com a África do Sul, irá abordar a inovação sustentável para proporcionar avanços tecnológicos, justos, escaláveis e acessíveis a todos. Este diálogo contribuirá igualmente para o debate sobre a política de transição verde em curso, abordando ao mesmo tempo o papel das novas abordagens relacionadas com o Espaço. Além disso, apoiará o desenvolvimento de soluções inovadoras de observação da Terra, promoverá ligações entre ‘startups’ europeias e sul-africanas selecionadas e PME, trabalhando em articulação com o programa europeu de satélites ‘Copernicus’ (FPCUP).

Está prevista a participação de dezoito empresas da Europa e da África do Sul, que estão a usar a observação da Terra para abordar prioridades globais como as alterações climáticas (Clique aqui para mais informações sobre as empresas que participarão no evento). Neste evento há também uma participação muito relevante do “Atlantic International Research Centre” (AIR Centre), com sede nos Açores, uma vez que a África do Sul e Portugal são dois dos países promotores deste importante centro internacional e que a interação oceano-espaço é um dos seus objetivos fundamentais.

A Eureka é a maior rede pública de cooperação internacional em I&D e inovação, presente em mais de 45 países. Desde 1985, financiou e apoiou a I&D e a inovação de milhares de produtos, processos ou serviços comercializados inovadores que contribuíram para o crescimento económico e a melhoria da vida das pessoas. A Rede Eureka fomenta a criação de consórcios, de base tecnológica e projetos internacionais de I&D. Os programas são flexíveis e abertos a ‘startups’, PME, grandes empresas, organizações de investigação e universidades.

Mais informação disponíveis em: https://eurekaportugal2021-22.pt/

Notícia PERIN