Concurso do Programa Promove: Projetos de I&D mobilizadores

Está a decorrer, até 4 de outubro de 2020, o prazo para a apresentação de candidaturas ao Concurso de projetos de I&D mobilizadores no âmbito do Programa Promove, lançado ao abrigo de uma parceria entre a FCT e a Fundação “la Caixa”. Esta parceria, iniciada em 2018, envolve a colaboração entre as duas Fundações com cofinanciamento de projetos na área da saúde e da sociedade.

O programa Promove, apresentado em sessão pública no dia 17 de junho, inclui três linhas de financiamento e valorização de projetos orientados para apoiar e estimular novas atividades de investigação e inovação e o posicionamento de Portugal na Península Ibérica e na Europa. O Programa Promove é especificamente orientado para a promoção das regiões do interior de Portugal através da investigação e inovação, com o apoio a iniciativas inovadoras em áreas estratégicas para o desenvolvimento destas regiões.

Os projetos que concorram ao Concurso de projetos de I&D mobilizadores devem ser desenvolvidos tendo em conta as seguintes áreas temáticas: águas termais como recurso natural e com aplicações terapêuticas; parques e reservas naturais, assim como espaços naturais de relevância ambiental; estudos sobre riscos biológicos, incluindo pragas e doenças de culturas agrícolas e florestais; e o desenvolvimento, promoção e valorização de novas culturas e produtos nacionais para o mercado nacional e internacional.

As candidaturas a este concurso de projetos de I&D mobilizadores devem ser lideradas por unidades de I&D que tenham obtido a classificação de Muito Bom ou Excelente na recente avaliação realizada pela FCT. Podem ter como parceiros quaisquer entidades não empresariais, sob qualquer forma jurídica e dimensão, do Sistema Científico e Tecnológico Nacional, nomeadamente instituições do ensino superior, seus institutos e unidades de I&D, Laboratórios do Estado ou internacionais com sede em Portugal, instituições privadas sem fins lucrativos que tenham como objeto principal atividades de I&D, e ainda outras instituições públicas e privadas, sem fins lucrativos, que desenvolvam ou participem em atividades de investigação científica. Em caso de consórcios, as candidaturas podem também incluir entidades da administração central e local e do setor público empresarial e Empresas de qualquer natureza e sob qualquer forma jurídica.

Para mais informações, consultar a página da FCT e a página da “La Caixa”.