Concurso DOCTORATES 4 COVID-19 apresenta os resultados finais

A FCT anunciou os resultados finais do concurso DOCTORATES 4 COVID-19, após a fase de audiência prévia. Aberto em colaboração com a Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica (AICIB), o concurso atribui 50 bolsas de investigação para doutoramento, que correspondem a um investimento total de 3,5 milhões de euros. Os candidatos selecionados podem a partir de agora celebrar o seu contrato de bolsa.

O concurso recebeu 128 candidaturas, tendo sido consideradas 110 candidaturas para avaliação. As 50 bolsas atribuídas correspondem a uma taxa de sucesso de 45,5% das candidaturas avaliadas. Os resultados mostram que 70% dos candidatos selecionados são mulheres e 8% têm nacionalidade estrangeira, sendo 17% dos planos de trabalho realizados em articulação com investigadores e instituições estrangeiras.

As bolsas a atribuir distribuem-se pelas seguintes áreas de intervenção:

• “Impacto psicológico e alterações de comportamento associadas à pandemia” (13 bolsas);
  • “Desenvolvimento de novas terapias e de novas abordagens terapêuticas, incluindo equipamentos de suporte de vida e de proteção individual para o combate à doença” (12 bolsas);
  • “Caracterização dos mecanismos de infeção viral” (9 bolsas);
  • “Abordagens inovadoras, incluindo novos métodos e novas tecnologias, para o diagnóstico da doença” (9 bolsas);
  • “Estratégias de prevenção e preparação para novas epidemias, incluindo vacinas” (4 bolsas);
  • “Epidemiologia e fatores de risco de infeção e doença grave pelo vírus” (4 bolsas);
  •  “Caracterização da resposta do hospedeiro, imunológica celular e serológica, à infeção pelo vírus, impacto da idade e comorbilidades” (2 bolsas);
  •  “A interação Homem-animal, mecanismos de resistência e de transmissão interespécies do vírus, e o risco de pandemias” (1 bolsa).

Os programas de doutoramento que os bolseiros vão frequentar são ministrados nas seguintes universidades: Universidade do Porto (15 bolsas), Universidade de Coimbra (9 bolsas), Universidade Nova de Lisboa (7 bolsas), Universidade de Lisboa (7 bolsas), Universidade do Minho (5 bolsas), Universidade da Beira Interior (2 bolsas), Universidade de Aveiro (2 bolsas), Universidade de Santiago de Compostela, Espanha (2 bolsas) e ISPA – Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (1 bolsa).

Notícia da FCT