FCT abriu a 5.ª edição do Concurso Estímulo ao Emprego Científico Individual

Inicia hoje, dia 3 de fevereiro, o período de candidaturas à 5.ª edição do Concurso Estímulo ao Emprego Científico Individua (CEEC Individual), da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), que decorre até às 17:00 (hora de Lisboa) de 3 de março de 2022. Prevê-se a contratação de mais 400 investigadores doutorados ao abrigo do Regulamento do Emprego Científico (REC), sendo o concurso destinado a doutorados de qualquer nacionalidade ou apátridas detentores de percurso em qualquer área científica.

KDT

O CEEC Individual é um concurso anual que apoia diretamente a contratação de investigadores doutorados, em todas as áreas científicas, que pretendam realizar a sua atividade de investigação científica ou de desenvolvimento tecnológico em Portugal, nas instituições que integram o Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Neste concurso os candidatos identificam previamente na sua candidatura a instituição de acolhimento onde irão desenvolver o seu plano de investigação e, os que forem selecionados, são diretamente contratados por essa instituição através do financiamento da FCT.

Os contratos do CEEC Individual têm duração de até 6 anos e são atribuídos em função de quatro categorias:

– Investigador júnior (doutorados há 5 anos ou menos, com experiência de investigação pós-doutoral reduzida na área científica a que se candidata);

– Investigador auxiliar (doutorados há mais de 5 anos e menos de 12 anos, com currículo relevante na área científica a que se candidatam e com independência científica limitada);

– Investigador principal (doutorados há mais de 12 anos, com currículo relevante na área científica a que se candidatam, demonstrando alguma independência científica nos últimos 3 anos);

– Investigador coordenador (doutorados detentores do título de habilitação ou agregação em Portugal, com currículo de mérito elevado na área científica a que se candidatam, demonstrando independência científica e com evidência de liderança nessa área científica).

No conjunto das quatro edições já concluídas, através do CEEC Individual a FCT já atribuiu um total de 1500 contratos a investigadores doutorados, que passarão a 1900 após a conclusão deste novo concurso que agora se inicia.

Mais informações na página do concurso.