Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior presente na Sessão dos 25 anos da FCT

A 3.ª sessão do Programa de Comemorações dos 25 anos da FCT, que decorreu ontem, dia 31 de março, na Universidade de Coimbra sob o tema “Emprego Científico e Carreiras Científicas”, contou com a presença da nova Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato. Neste que foi o seu primeiro ato oficial, após a tomada de posse como Ministra a 30 de março, Elvira Fortunato fez a intervenção de encerramento da sessão, em que congratulou a FCT e enalteceu o seu papel e contributo na ciência em Portugal durante estes 25 anos, nos quais tem vindo “a financiar e a zelar pelos interesses da investigação científica que é feita em Portugal”. Referiu também que aquilo que se pretende é continuar a “colocar ainda mais no centro do mundo a investigação que é feita em Portugal, cada vez mais temos de investigar mais e melhor”.

coimbra_25anosfct

O evento abriu com as intervenções do reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão, e da Presidente da FCT, Helena Pereira, que introduziram a sessão e deram as boas vindas aos participantes. De seguida, a Presidente da FCT deu o mote para a sessão, com uma comunicação intitulada  “Emprego científico: caracterização e evolução nos últimos 25 anos”. Na sua intervenção sublinhou a relevância do trabalho da FCT durante estes 25 anos pois “tem sido um pilar do nosso sistema científico, sobretudo na construção e fortalecimento do sistema científico nacional”. Referiu ainda, sobre o facto de assinalarem as datas comemorativas, que “é bom fazer balanços sempre numa perspetiva de futuro e lançar debates para troca de ideias com a nossa comunidade”, o que levou a delinear o atual programa de comemorações, que estará presente em vários pontos do país com sessões mensais junto da comunidade científica e de investigação.

A Presidente da FCT apresentou ainda nesta sessão o Atlas dos Laboratórios Associados (Atlas of Associate Laboratories 2022), publicação que reúne informação sobre as 40 instituições ou consórcios de instituições para atribuição de Estatuto de Laboratório Associado (LA). Apresenta dados sobre a área de atuação dos LA, os trabalhos desenvolvidos, número de investigadores doutorados, entre outros, e está disponível online na página de publicações da FCT. Helena Pereira concluiu a sua intervenção com a abordagem a alguns dados sobre a evolução do emprego científico e das carreiras científicas, os vários tipos de apoios que a FCT tem disponibilizado ao longo destes 25 anos, como as Bolsas de Doutoramento ou o programa de Estímulo ao Emprego Científico que é executado através dos concursos Estímulo ao Emprego Científico – Individual (CEEC Individual) e Estímulo ao Emprego Científico – Institucional (CEEC Institucional).

mesaredonda

O evento continuou com três comunicações dedicadas à temática da sessão, apresentadas por Apostolia Karamali, da Direção-Geral Investigação e Inovação (EU), Mónica Bettencourt Dias, do Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC), e Cláudia Sarrico, do Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior (CIPES). A segunda parte da sessão abriu com uma mesa-redonda, sob o título ” As carreiras científicas”, moderada por Tiago Santos Pereira, Investigador Principal do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, que contou no painel de debate com a participação de investigadores e representantes do sector empresarial.

O vídeo desta sessão continua disponível para visualização na página da FCT no YouTube. As comemorações dos 25 anos da FCT terão continuidade com a realização de mais sessões pelo país, sendo que a próxima terá lugar durante o mês de abril, no Porto, em local e data a anunciar e será em torno do tema “Instituições Científicas”.

Mais informações na página do Programa de Comemorações dos 25 anos da FCT.