Oportunidades de financiamento para projectos I&D&I no Fundo de Investigação para o Carvão e do Aço (RFCS)

O Fundo de Investigação para o Carvão e do Aço (RFCS) co-financia projectos de investigação e de inovação nas áreas do carvão e do aço.

3 de Maio é o prazo para a submissão de propostas Big Tickets 2022
Projetos demonstradores e piloto na faixa de 4-7 M€ (excepcionalmente até 18 M€). Espera-se que os projetos atinjam TRLs elevados (por exemplo, até TRL 7-8) para apoiar a indústria siderúrgica da UE na transição verde, digital e circular e para ajudar as transição de regiões baeeadas no sector do carvão.

Nomeadamente, as áreas de I&D pretendidas são e.g.: Redução e gestão ou captura de gases, como o CO2, integração de processos na industria, minas e minério, tecnologias avançadas, gestão de recursos, matérias primas criticas, materiais alternativos, tratamento de resíduos, energias renováveis, entre outros temas relevantes.

– Call anual RFCS Setembro 2022
Está previsto para Setembro 2022 o prazo do concurso anual RFCS para a submissão de propostas a projectos de I&D. Neste concurso a componente de investigação é maior face ao concurso big tickets 2022, tendo um TRL esperado de 2-6, para projectos a rondar os 2M€.

Saiba mais sobre o RFCS e os programas de trabalho aqui.

Reveja ainda o evento Research Fund for Coal and Steel Summit 2022, onde poderá encontrar informação sobre o RFCS e as apresentações:  https://rea.ec.europa.eu/events/research-fund-coal-and-steel-summit-2022-2022-03-21_en