DP http://dp.tecnico.ulisboa.pt Direção de Projectos Mon, 18 Mar 2024 17:15:09 +0000 pt-PT hourly 1 https://wordpress.org/?v=4.9.22 Candidaturas abertas para 1500 Bolsas de Doutoramento 2024 da FCT http://dp.tecnico.ulisboa.pt/arquivos/candidaturas-abertas-para-1500-bolsas-de-doutoramento-2024-da-fct/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=candidaturas-abertas-para-1500-bolsas-de-doutoramento-2024-da-fct Mon, 18 Mar 2024 16:49:52 +0000 https://dp.tecnico.ulisboa.pt/?p=8665
Concurso Bolsas de Doutoramento em todos os domínios científicos 2024

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) abre, a partir de hoje, as candidaturas ao Concurso para Atribuição de Bolsas de Investigação para Doutoramento em todos os Domínios Científicos 2024 nas Linha Geral e em Ambiente Não Académico. As candidaturas estarão abertas até 18 de abril de 2024.

As Bolsas de Investigação para Doutoramento destinam-se a candidatos inscritos, ou que satisfaçam as condições necessárias para se inscreverem, num ciclo de estudos conducente à obtenção do grau académico de doutor e que pretendam desenvolver atividades de investigação conducentes à obtenção desse grau.

Esta será a 3ª edição do Concurso de Bolsas de Doutoramento com uma linha para Ambiente Não académico, que continuará a apoiar doutoramentos em colaboração próxima com entidades da sociedade civil, como empresas, museus, hospitais, associações e organizações não-governamentais.

A edição de 2024 deste Concurso aumenta para 450 o número de bolsas a atribuir na linha de candidatura específica para planos de trabalhos desenvolvidos em entidades não académicas, mais 50 em relação ao ano anterior. O número de bolsas previstas na Linha Geral mantém-se em 1.050.

A FCT mantém disponível, para as entidades não académicas, uma manifestação de interesse para acolhimento de doutorandos, cuja lista se encontra disponível para consulta e em contínua atualização. Os candidatos podem consultar esta lista de instituições e  interagir diretamente com o ponto de contacto de cada instituição, com vista a preparar um plano de trabalhos direcionado para uma eventual candidatura.

As Bolsas de Doutoramento em Ambiente Não Académico irão também contribuir para encorajar o reforço das competências internas da Administração Pública e no apoio à definição e implementação das suas estratégias e prioridades de investigação, envolvendo diferentes áreas governativas, tal como estabelecido nos programas “Mais Ciência” subscritos pela FCT com as tutelas da Saúde, da Defesa, da Justiça, da Cultura, e da Digitalização e da Modernização Administrativa.

 

Notícia FCT

]]>
SAVE THE DATE: EU MISSIONS IGNITE – PREPARING FOR THE ROAD AHEAD http://dp.tecnico.ulisboa.pt/arquivos/save-the-date-eu-missions-ignite-preparing-for-the-road-ahead/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=save-the-date-eu-missions-ignite-preparing-for-the-road-ahead Mon, 18 Mar 2024 13:13:53 +0000 https://dp.tecnico.ulisboa.pt/?p=8663

9 de abril, Centro de Congressos de Lisboa (CCL), Lisboa, Portugal

A ANI está a organizar um evento de divulgação e networking com o objetivo de mobilizar atores nacionais nas missões europeias do Horizonte Europa que contribuem para o Pacto Ecológico Europeu, nomeadamente: ‘Adaptation to Climate Change’, ‘100 Climate-Neutral and Smart cities by 2030’, ‘Restore our Ocean and Waters by 2030’ e ‘Soil Deal for Europe’.

Será uma oportunidade ímpar para conhecer as oportunidades previstas para 2024, apresentar ideias de projetos para concorrer e ficar a conhecer projetos vencedores. Será um excelente momento para partilha, para se dar a conhecer e potenciar o estabelecimento de colaborações.

O evento é dirigido a todo o tipo de entidades, desde universidade e centros de investigação, empresas, municípios, Organizações Não Governamentais, entre outros. Terá lugar no dia 9 de abril, no Centro de Congressos de Lisboa (CCL), das 13h30 às 17h30.

Os interessados podem submeter as suas ideias de projeto para a sessão de pitching intitulada “Mission Possible: Visionary Pitches for Transformative Impact”. Este momento será caracterizado por pitches de 3 minutos, onde deverão apresentar a missão de interesse, a ideia de projeto, a sua competência na área e/ou projetos financiados anteriormente que sejam relevantes. Mais informações serão enviadas assim que manifestar o seu interesse em participar, submetendo o formulário de inscrição.

A participação é gratuita, mas de registo prévio obrigatório aqui. Reserve a data na agenda e fique atento para mais informações. Consulte o programa aqui.

 

Notícia ANI

]]>
INFORMAÇÕES RELEVANTES PARA A SUBMISSÃO DAS CANDIDATURAS IC&DT (de acordo com a Republicação de 12 de março do Aviso para apresentação de candidaturas): (Atualizado a 14/03/2023) http://dp.tecnico.ulisboa.pt/arquivos/informacoes-relevantes-para-a-submissao-das-candidaturas-icdt-de-acordo-com-a-republicacao-de-12-de-marco-do-aviso-para-apresentacao-de-candidaturas-atualizado-a-14-03-2023/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=informacoes-relevantes-para-a-submissao-das-candidaturas-icdt-de-acordo-com-a-republicacao-de-12-de-marco-do-aviso-para-apresentacao-de-candidaturas-atualizado-a-14-03-2023 Fri, 15 Mar 2024 09:55:08 +0000 https://dp.tecnico.ulisboa.pt/?p=8659 INFORMAÇÕES RELEVANTES PARA A SUBMISSÃO DAS CANDIDATURAS IC&DT (de acordo com a Republicação de 12 de março do Aviso para apresentação de candidaturas): (Atualizado a 14/03/2023)

Na sequência da submissão das candidaturas dos Projetos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico (IC&DT), prestam-se os seguintes esclarecimentos quanto ao Anexo A – 1. Documentos necessários para apresentar uma candidatura:

  •  Minuta de Protocolo de Colaboração: para projetos em COPROMOÇÃO – submissão facultativa
  • Declaração situação líquida positiva_ENESII_PRIVADA: aplicável a projeto IST-ID – obrigatório
  • Declaração do Responsável Financeiro_ENESII_PÚBLICA –  aplicável a projetos IST – obrigatório

O Balcão não permite a submissão de mais do que um anexo por tipologia de documento, pelo que se solicita que sejam os Investigadores responsáveis a fazer o upload da documentação obrigatória (pdf único), quer da sua instituição, quer dos parceiros.

Instituição Cronograma Protocolo Colaboração Declaração ENESII Pública/Privada
Sem parceria Obrigatório, da responsabilidade do IR n/a obrigatório – upload documento pelo Investigador Responsável
Com Parceria Obrigatório, da responsabilidade do IR facultativo obrigatório – upload documentos pelo Investigador Responsável
Parceiro Obrigatório, da responsabilidade do IR facultativo IR deve fornecer documento à Instituição Proponente
  • Cronograma (timeline) é obrigatório e deve ser preenchido de acordo com a imputação física (real) ao projeto. O Cronograma deve mencionar todos os ETI, independentemente de contribuirem ou não para o cálculo do custo elegível do projeto.

– É necessário indicar o tipo de vínculo de cada um dos elementos da equipa à instituição a que pertencem (quadro 9). Para membros da equipa cujo vínculo contratual seja com o IST, devem indicar “Quadro de Cedência Ocasional“, caso a instituição pela qual se candidatam seja a IST-ID.  Os membros da equipa com vínculo contratual a outras instituições, apenas poderão apresentar ETI’s a contribuir para cálculo de custo elegível, se a instituição com a qual têm vínculo aceitar ceder parte dos seus recursos humanos ao IST /IST-ID. Este acordo de cedência não tem de ser remetido em sede de candidatura, contudo é importante que haja concordância da instituição à qual pertencem, de forma a garantir que estarão em condições de reportar ETI’s no futuro, caso o projeto seja recomendado para financiamento.

 

Documentação disponibilizada:

Veja toda a informação sobre o concurso em Aviso: MPr-2023-12 – SACCCT – Projetos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico (IC&DT) – Operações Individuais e em Copromoção.

]]>
Publicação do Aviso de Abertura para Projetos de IC&DT – Cooperação entre Portugal e o European Organization for Nuclear Research (CERN) http://dp.tecnico.ulisboa.pt/arquivos/publicacao-do-aviso-de-abertura-para-projetos-de-icdt-cooperacao-entre-portugal-e-o-european-organization-for-nuclear-research-cern/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=publicacao-do-aviso-de-abertura-para-projetos-de-icdt-cooperacao-entre-portugal-e-o-european-organization-for-nuclear-research-cern Thu, 14 Mar 2024 16:44:30 +0000 https://dp.tecnico.ulisboa.pt/?p=8651
Imagem Notícia Concurso CERN 2024

Encontra-se publicado o Aviso de Abertura para Projetos de IC&DT – Cooperação entre Portugal e o European Organization for Nuclear Research (CERN).

Com uma dotação orçamental de 2 milhões de euros, financiados pelo investimento RE-C06-i06 – “Ciência Mais Capacitação” do PRR, o concurso visa promover ideias inovadoras através do apoio a projetos de IC&DT, obrigatoriamente enquadrados numa das seguintes áreas temáticas ou setoriais: Computação para física de partículas; Física de partículas e astropartículas experimental e teórica; Instrumentação para física de partículas e Tecnologias associadas à física experimental de partículas.

Podem candidatar-se  investigadores afetos a Instituições do ensino superior, seus institutos e unidades de I&D; Laboratórios do Estado, Laboratórios Associados ou internacionais com sede em Portugal; Instituições privadas sem fins lucrativos que tenham como objeto principal atividades de I&D, incluindo Laboratórios Colaborativos (CoLab) e Centros de Tecnologia e Inovação (CTI) e Outras instituições públicas e privadas, sem fins lucrativos, que desenvolvam ou participem em atividades de investigação científica. Os projetos financiados terão uma duração máxima de 24 meses.

A apresentação de candidaturas decorrerá até às 17h00 (horário de Portugal Continental) de 23 de abril de 2024.

Para mais informações, consulte a página do concurso.

 

Notícia FCT

]]>
INFORMAÇÕES RELEVANTES PARA A SUBMISSÃO DAS CANDIDATURAS IC&DT – Aviso: MPr-2023-12 – SACCCT http://dp.tecnico.ulisboa.pt/arquivos/informacoes-relevantes-para-a-submissao-das-candidaturas-icdt-aviso-mpr-2023-12-saccct/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=informacoes-relevantes-para-a-submissao-das-candidaturas-icdt-aviso-mpr-2023-12-saccct Thu, 14 Mar 2024 12:13:02 +0000 https://dp.tecnico.ulisboa.pt/?p=8649 INFORMAÇÕES RELEVANTES PARA A SUBMISSÃO DAS CANDIDATURAS IC&DT:

Na sequência da submissão das candidaturas dos Projetos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico (IC&DT), prestam-se os seguintes esclarecimentos quanto ao Anexo A – 1. Documentos necessários para apresentar uma candidatura:

  • Minuta de Protocolo de Colaboração: para projetos em COPROMOÇÃO – submissão facultativa.
  • Declaração situação líquida positiva_ENESII_PRIVADA: aplicável a projeto IST-ID – obrigatório:

Caso a IST-ID seja entidade proponente, o documento será anexado no Balcão pelo superutilizador em fase de submissão da candidatura.

Nos casos em que a IST-ID é parceira, deverão ser os responsáveis pelo projeto na IST-ID a facultar esse documento à instituição proponente. O documento ficará disponível na página da DP.

Caso o projeto tenha instituições participantes,  o IR deve solicitar a declaração aos parceiros e fazer o upload das mesmas no balcão antes de enviar o projeto para submissão.

  • Declaração do Responsável Financeiro_ENESII_PÚBLICA –  aplicável a projetos IST – obrigatório:

Caso o IST seja entidade proponente, o documento será anexado no Balcão pelo superutilizador em fase de submissão da candidatura.

Nos casos em que a IST é parceira, deverão ser os responsáveis pelo projeto no IST a facultar esse documento à instituição proponente. O documento ficará disponível na página da DP.

Caso o projeto tenha instituições participantes,  o IR deve solicitar a declaração aos parceiros e fazer o upload das mesmas no balcão antes de enviar o projeto para submissão.

  • Cronograma (timeline) obrigatório e deve ser preenchido de acordo com a imputação física (real) ao projeto. O Cronograma deve mencionar todos os ETI, independentemente de contribuirem ou não para o cálculo do custo elegível do projeto.
Instituição Cronograma Protocolo Colaboração Declaração ENESII Pública/Privada
Sem parceira Obrigatório, da responsabilidade do IR n/a obrigatório – upload pelo superutilizador
Com parceria Obrigatório, da responsabilidade do IR facultativo IR deve fazer upload declarações entidades participantes. Superutilizador anexa a declaração da sua instituição
Parceiro Obrigatório, da responsabilidade do IR facultativo IR deve fornecer documento à Instituição Proponente

– É necessário indicar o tipo de vínculo de cada um dos elementos da equipa à instituição a que pertencem (quadro 9). Para membros da equipa cujo vínculo contratual seja com o IST, devem indicar “Quadro de Cedência Ocasional“, caso a instituição pela qual se candidatam seja a IST-ID.  Os membros da equipa com vínculo contratual a outras instituições, apenas poderão apresentar ETI’s a contribuir para cálculo de custo elegível, se a instituição com a qual têm vínculo aceitar ceder parte dos seus recursos humanos ao IST /IST-ID. Este acordo de cedência não tem de ser remetido em sede de candidatura, contudo é importante que haja concordância da instituição à qual pertencem, de forma a garantir que estarão em condições de reportar ETI’s no futuro, caso o projeto seja recomendado para financiamento.

 

Todos os documentos obrigatórios (timeline) e outros que considere relevantes, deverão estar previamente carregados.

 

**Até dia 14/03/2024: Os pedidos de submissão de candidaturas deverão ser formalizados através do mail dprojetos@tecnico.ulisboa.pt, indicando o nome do responsável pela mesma, a referência da candidatura (código da operação e designação da operação), acompanhada de um print do Balcão onde se comprova que todos os campos estão preenchidos e sem erros que impeçam a sua submissão em tempo útil.

]]>
PORTUGAL ALCANÇA O MELHOR REGISTO NO CONCURSO EIC PATHFINDER CHALLENGES FACE AOS DOIS PRIMEIROS ANOS http://dp.tecnico.ulisboa.pt/arquivos/portugal-alcanca-o-melhor-registo-no-concurso-eic-pathfinder-challenges-face-aos-dois-primeiros-anos/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=portugal-alcanca-o-melhor-registo-no-concurso-eic-pathfinder-challenges-face-aos-dois-primeiros-anos Thu, 14 Mar 2024 12:02:31 +0000 https://dp.tecnico.ulisboa.pt/?p=8647

6 entidades nacionais envolvidas em 5 projetos financiados e uma captação de 2.8 M€ para I&D em novas tecnologias

O instrumento de financiamento europeu EIC Pathfinder Challenges apoia projetos de I&D para desenvolver tecnologias e soluções científicas avançadas, inovadoras e disruptivas, com potencial para criar novos mercados e/ou enfrentar os desafios globais, e em estágio inicial de maturidade.

Os resultados do concurso do EIC Pathfinder Challenges 2023, que encerrou em outubro, estão a ser comunicados. Das 372 propostas de projeto recebidas, foram financiados 43 projetos alocados em diferentes desafios.

Portugal conseguiu financiamento em quatro dos cinco desafios a concurso: 2 projetos no desafio ligado à Nutrição com as entidades participantes I3S e CCMAR; 1 projeto no desafio relacionado com eletrónica sustentável com a entidade participante Almascience: 1 projeto no desafio relacionado com soluções de captação de energia solar no espaço com a participação da UNINOVA e 1 coordenação liderada pela U. Porto no desafio para soluções de arrefecimento limpo e eficiente. O projeto “MAGCCINE”, coordenado pela U.Porto, conta também com a participação da U.Aveiro e mais 6 parceiros europeus, maioritariamente académicos.

No total, as instituições portuguesas submeteram 58 propostas, das quais 5 receberam aprovação, atingindo uma taxa de sucesso de 11.6% – acima da média europeia. Estes dados representam o melhor resultado alcançado por Portugal neste curso desde o início do programa Horizonte Europa.

 

Notícia ANI

]]>
MPr-2023-12 – SACCCT – Projetos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico (IC&DT) – Operações Individuais e em Copromoção http://dp.tecnico.ulisboa.pt/arquivos/mpr-2023-12-saccct-projetos-de-investigacao-cientifica-e-desenvolvimento-tecnologico-icdt-operacoes-individuais-e-em-copromocao/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=mpr-2023-12-saccct-projetos-de-investigacao-cientifica-e-desenvolvimento-tecnologico-icdt-operacoes-individuais-e-em-copromocao Tue, 12 Mar 2024 16:33:59 +0000 https://dp.tecnico.ulisboa.pt/?p=8634 INFORMAÇÕES RELEVANTES PARA A SUBMISSÃO DAS CANDIDATURAS IC&DT (de acordo com a Republicação de 12 de março do Aviso para apresentação de candidaturas):

Na sequência da submissão das candidaturas dos Projetos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico (IC&DT), prestam-se os seguintes esclarecimentos quanto ao Anexo A – 1. Documentos necessários para apresentar uma candidatura:

  • Minuta de Protocolo de Colaboração: para projetos em COPROMOÇÃO – submissão facultativa.
  • Declaração situação líquida positiva_ENESII_PRIVADA: aplicável a projeto IST-ID – obrigatório:

Caso a IST-ID seja entidade proponente, o documento será anexado no Balcão pelo superutilizador em fase de submissão da candidatura.

Nos casos em que a IST-ID é parceira, deverão ser os responsáveis pelo projeto na IST-ID a facultar esse documento à instituição proponente. O documento ficará disponível na página da DP.

Caso o projeto tenha instituições participantes,  o IR deve solicitar a declaração aos parceiros e fazer o upload das mesmas no balcão antes de enviar o projeto para submissão.

  • Declaração do Responsável Financeiro_ENESII_PÚBLICA –  aplicável a projetos IST – obrigatório:

Caso o IST seja entidade proponente, o documento será anexado no Balcão pelo superutilizador em fase de submissão da candidatura.

Nos casos em que a IST é parceira, deverão ser os responsáveis pelo projeto no IST a facultar esse documento à instituição proponente. O documento ficará disponível na página da DP.

Caso o projeto tenha instituições participantes,  o IR deve solicitar a declaração aos parceiros e fazer o upload das mesmas no balcão antes de enviar o projeto para submissão.

  • Cronograma (timeline) obrigatório e deve ser preenchido de acordo com a imputação física (real) ao projeto. O Cronograma deve mencionar todos os ETI, independentemente de contribuirem ou não para o cálculo do custo elegível do projeto.
Instituição Cronograma Protocolo Colaboração Declaração ENESII Pública/Privada
Sem parceira Obrigatório, da responsabilidade do IR n/a obrigatório – upload pelo superutilizador
Com parceria Obrigatório, da responsabilidade do IR facultativo IR deve fazer upload declarações entidades participantes. Superutilizador anexa a declaração da sua instituição
Parceiro Obrigatório, da responsabilidade do IR facultativo IR deve fornecer documento à Instituição Proponente

– É necessário indicar o tipo de vínculo de cada um dos elementos da equipa à instituição a que pertencem (quadro 9). Para membros da equipa cujo vínculo contratual seja com o IST, devem indicar “Quadro de Cedência Ocasional“, caso a instituição pela qual se candidatam seja a IST-ID.  Os membros da equipa com vínculo contratual a outras instituições, apenas poderão apresentar ETI’s a contribuir para cálculo de custo elegível, se a instituição com a qual têm vínculo aceitar ceder parte dos seus recursos humanos ao IST /IST-ID. Este acordo de cedência não tem de ser remetido em sede de candidatura, contudo é importante que haja concordância da instituição à qual pertencem, de forma a garantir que estarão em condições de reportar ETI’s no futuro, caso o projeto seja recomendado para financiamento.

 

relembramos ainda:

  • Até dia 14/03/2024: Os pedidos de submissão de candidaturas deverão ser formalizados através do mail dprojetos@tecnico.ulisboa.pt, indicando o nome do responsável pela mesma, a referência da candidatura (código da operação e designação da operação), acompanhada de um print do Balcão onde se comprova que todos os campos estão preenchidos e sem erros que impeçam a sua submissão em tempo útil.

Todos os documentos obrigatórios (timeline) e outros que considere relevantes, deverão estar previamente carregados.

 

Veja toda a informação e documentação disponível em Aviso MPr-2023-12 – SACCCT – Projetos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico (IC&DT) – Operações Individuais e em Copromoção

]]>
Conferência Científica Bienal da Infraestrutura de Investigação Europeia (Instruct-ERIC) http://dp.tecnico.ulisboa.pt/arquivos/conferencia-cientifica-bienal-da-infraestrutura-de-investigacao-europeia-instruct-eric/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=conferencia-cientifica-bienal-da-infraestrutura-de-investigacao-europeia-instruct-eric Mon, 11 Mar 2024 16:17:45 +0000 https://dp.tecnico.ulisboa.pt/?p=8631
Instruct-Eric Logo

Conferência Científica Bienal da infraestrutura de investigação europeia (Instruct-ERIC) – “New Directions for Structural Biology” realiza-se este ano em Portugal – Cascais, de 22 a 24 de maio.

Esta conferência tem por objetivo explorar os mais recentes e inovadores desenvolvimentos em biologia estrutural, incluindo os métodos emergentes em tecnologias de imagem e inteligência artificial, bem como uma visão sobre o papel que a biologia estrutural desempenha no contexto global.

O Programa da Conferência inclui a realização das seguintes sessões específicas:

23 de maio | “A biologia estrutural encontra a IA e a MD”; “Biologia estrutural para a saúde e o ambiente”; 24 de maio | “Biologia estrutural na interface com as tecnologias de imagiologia”; “Biologia estrutural para a sustentabilidade global”.

Para mais informações, consulte o Programa do Evento. O prazo para o registo termina no dia 31 de março e a informação sobre o registo pode ser encontrada aqui .

Portugal é membro da infraestrutura Instruct-ERIC e a FCT é a entidade representante de Portugal nesta infraestrutura. Este evento é coorganizado pela comunidade científica nacional que participa na Instruct-ERIC.

 

Notícia FCT

]]>
Candidaturas à 2.ª edição do Programa RESTART abrem a 9 de abril http://dp.tecnico.ulisboa.pt/arquivos/candidaturas-a-2-a-edicao-do-programa-restart-abrem-a-9-de-abril/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=candidaturas-a-2-a-edicao-do-programa-restart-abrem-a-9-de-abril Fri, 08 Mar 2024 12:43:32 +0000 https://dp.tecnico.ulisboa.pt/?p=8624
Notícia 2ª Edição Programa Restart

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) vai abrir as candidaturas à 2.ª edição do Programa RESTART no dia 9 de abril. O Aviso de Abertura já está disponível.

Portugal é um dos países do mundo que, na área da investigação científica, mais avanços tem conseguido nos indicadores de paridade entre homens e mulheres, existindo, contudo, desigualdades significativas a que importa dar resposta. Nesse âmbito, tendo maior incidência em investigadoras nos ciclos iniciais das suas carreiras, a parentalidade cria desafios adicionais, com impactos que vão da produção científica à gestão de equipas e projetos, até à captação de financiamento.

O programa RESTART procura apoiar um regresso competitivo às atividades de investigação, após o regresso de uma licença parental, procurando minimizar o impacto da parentalidade nos horizontes de carreira e o planeamento de percursos de investigação de investigadoras e investigadores. Visa promover a igualdade de género e de oportunidades nas atividades e carreiras de I&D e o equilíbrio família-carreira, com particular impacto nas investigadoras a desenvolver atividade em instituições nacionais, através do financiamento, em concurso competitivo, de projetos individuais no montante máximo de 50 mil euros, e com uma duração de execução de 18 meses. A 2.ª edição deste programa tem prevista uma dotação orçamental de 1,6 M€.

A 1.ª edição do RESTART (2023) aprovou 31 projetos em todos os domínios científicos, com um financiamento global de 1,5 M€. 30 dos 31 projetos aprovados em 2023 foram submetidos por mulheres.

O RESTART é dirigido investigadoras e investigadores que tenham gozado recentemente de uma licença parental, incluindo por adoção. Abrange ainda, com condições de elegibilidade específicas, licenças parentais partilhadas.

Este programa apoia investigadoras e investigadores na prossecução e desenvolvimento de uma ideia de investigação original e inovadora, com a possibilidade de lhe associar outros recursos humanos e/ou materiais, de acordo com o financiamento disponibilizado e o tempo de execução previsto.

Podem candidatar-se, com o compromisso da instituição de acolhimento, investigadoras e investigadores nacionais, estrangeiros e apátridas que cumpram cumulativamente, à data-limite do período de submissão de candidaturas, os seguintes requisitos: (i) ser detentor do grau de doutor; (ii) ser membro integrado doutorado de uma unidade de I&D, ou ter um vínculo contratual com um laboratório de Estado; (iii) ter beneficiado de uma licença parental, incluindo por adoção, de uma duração igual ou superior a 120 dias, ou de uma licença parental partilhada, incluindo por adoção, de uma duração igual ou superior a 72 dias, entre 16 de fevereiro de 2023, inclusive, e a data de início do período de submissão de candidaturas. Com a definição deste período de elegibilidade sequencialmente ao mesmo período da 1ª edição, a FCT garante a não existência de um hiato entre ambas as edições.

O programa RESTART abrange igualmente investigadoras e investigadores detentores de um contrato de bolsa.

O prazo de candidatura à 2.ª edição do Programa RESTART decorre entre 09 de abril e 14 de maio de 2024.

Este instrumento de financiamento encontra-se alinhado com preocupações e recomendações do Conselho da União Europeia e da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) neste âmbito, sendo Portugal um dos países pioneiros na resposta a estas matérias.

 

Notícia FCT

]]>
INFODAY: 5 MISSÕES UNIÃO EUROPEU – PROGRAMA DE TRABALHOS 2024 HORIZONTE EUROPA http://dp.tecnico.ulisboa.pt/arquivos/infoday-5-missoes-uniao-europeu-programa-de-trabalhos-2024-horizonte-europa/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=infoday-5-missoes-uniao-europeu-programa-de-trabalhos-2024-horizonte-europa Wed, 06 Mar 2024 15:16:31 +0000 https://dp.tecnico.ulisboa.pt/?p=8620

Dias 25 e 26 de abril, formato online

A União Europeia está a organizar um Infoday para dar a conhecer as 5 Missões que fazem parte do Programa de Trabalhos para 2024 do Horizonte Europa. Esta sessão acontece nos dias 25 e 26 de abril, em formato online.

O evento destina-se a potenciais interessados em oportunidades de financiamento para projetos que ajudem a atingir os objetivos das Missões da UE nos domínios da saúde, do clima e do ambiente. São as 5 Missões:

  • Adaptation to Climate Change Mission
  • Cancer Mission
  • 100 Climate-Neutral and Smart cities by 2030 Mission
  • Restore our Ocean and Waters by 2030 Mission
  • A Soil Deal for Europe Mission

Consulte mais informações aqui.

 

Notícia ANI

]]>