Instituto Superior Técnico

Direção de Projectos

Notícias ERC

Atualização 17-12-2019

TRANSIÇÃO DO H2020 PARA O HORIZONTE EUROPA – CONSIDERAÇÕES OPERACIONAIS

Os princípios de missão e financiamento da ERC foram totalmente mantidos pelo Parlamento e pelo Conselho da União Europeia (UE) durante as negociações sobre o Horizonte Europa, o programa quadro sucessor do Horizonte 2020. Nesta nota informativa, o Conselho Científico da ERC apresenta as seguintes considerações.

Call’s 2020-2021

Relativamente à apresentação de propostas para 2021-2022, tal como nas transições anteriores entre os programas-quadro consecutivos de investigação e inovação da UE, o calendário das Call’s para o primeiro ano do Horizonte Europa pode diferir do calendário de Call’s em 2020. Todas as chamadas de ERC mono-beneficiário (Starting, Consolidator, Advanced, Proof of Concept) deverão ser lançadas em 2021 e 2022, mas as datas de abertura e encerramento serão alteradas para que as primeiras Call’s sejam lançadas apenas em janeiro de 2021. O Conselho ERC espera que o cronograma de Call’s retorne aos prazos habituais até meados de 2022 (estas alteracões provavelmente não irão incluir a Call da Sinergy Grant no programa de Trabalho do ERC 2021).

Espera-se que qualquer mudança no cronograma de Call’s não afete os períodos de elegibilidade dos candidatos que se candidatam a Starting e Consolidator. Estes períodos de elegibilidade baseiam-se no tempo decorrido entre a data do primeiro doutorado do candidato e o 1º de janeiro do ano a que o Programa de Trabalho se refere. Prevê-se a possibilidade de prolongar esses períodos de elegibilidade em casos individuais por razões específicas, conforme estabelecido em programas de trabalho anteriores.

Estrutura do painel do ERC

O Conselho Científico visa garantir, ano após ano, um sistema de revisão por pares de classe mundial baseado no tratamento totalmente transparente, justo e imparcial de todas as propostas. Portanto, está planeado introduzir várias mudanças na estrutura dos painéis de avaliação do ERC que são definidas nos programas de trabalho. À medida que a ciência evolui, este processo de revisão está constantemente em atualização. Esta monitorização apontou para a urgência de rever a estrutura do painel nos três domínios, mas de formas diferentes e sem prejuízo da natureza totalmente “bottom-up” das Call’s ERC.

Com relação aos domínios Ciências Sociais e Humanas (SH) e Ciências Físicas e Engenharia (PE), os padrões de aplicação levaram o Conselho Científico a introduzir dois novos painéis:

Um novo painel SH (SH7) intitulado “Mobilidade Humana, Meio Ambiente e Espaço” deverá ser introduzido para englobar os campos da geografia humana, demografia, saúde, ciência da sustentabilidade, planeamento territorial e análise espacial; Os seus descritores serão amplamente retirados dos descritores dos painéis anteriores, conforme estabelecido no Programa de Trabalho 2020;

Espera-se a introdução de um novo painel de PE (PE11), intitulado “Engenharia de materiais”, para pesquisas relacionadas ao “Desenvolvimento avançado de materiais: aprimoramento de desempenho, modelagem, preparação em larga escala, modificação, adaptação, optimização, uso novo e combinado de materiais, etc. ”. Seus descritores serão amplamente retirados dos descritores dos painéis anteriores de PE, conforme estabelecido no Programa de Trabalho 2020.

No que diz respeito à pesquisa no domínio das Ciências da Vida (LS), a parcela desigual de aplicações em diferentes painéis e a existência de projetos que abrangem vários campos de investigação cruzarem painéis diferentes levou o Conselho Científico a redefinir os contornos dos painéis e enriquecer os seus descritores.

Avaliação Advanced Grant

O Conselho Científico decidiu alinhar o processo de avaliação da Advanced Grant com os mesmos usados ​​na Starting e Consolidator, introduzindo entrevistas dos candidatos na Etapa 2 da avaliação. De fato, o Conselho Científico considerou que os candidatos a Advanced deveriam ter a oportunidade de defender as suas propostas com os membros do painel através de uma entrevista, que ao mesmo tempo, também permitirá que os membros do painel analisem as propostas mais profundamente por meio de uma troca direta com os candidatos.

Link da fonte