25 Anos da FCT na Ciência: Oportunidades e Desafios

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) vai abrir o programa das comemorações do seu 25º aniversário com uma conferência intitulada “25 anos da FCT na Ciência: Oportunidades e Desafios”, no próximo dia 14 de janeiro, às 14h30, no Teatro Thalia, em Lisboa. Esta será a primeira de 12 sessões organizadas pela FCT ao longo do ano para assinalar o seu primeiro quarto de século.

O programa desta primeira sessão abre com a intervenção da presidente da FCT, Helena Pereira, que terá como título “25 Anos da FCT na Ciência”. A segunda intervenção será feita por Alexandre Quintanilha, deputado à Assembleia da República, com a comunicação “O conhecimento – Pilar da democracia”. Segue-se um painel de discussão dedicado ao tema “Uma visão de futuro para a ciência”, no qual participarão investigadores de ciência e tecnologia e também anteriores presidentes da FCT e da Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica (JNICT). A última comunicação será feita pelo presidente do Conselho Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Manuel Mendonça, sob o título “Ciência com impacto – relevância social e contributo para a economia”. O encerramento da sessão será feito pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.

A sessão será transmitida online, nesta ligação.

Os debates continuarão ao longo deste ano, com realização em diferentes cidades, estimulando a discussão em torno de temas importantes para o futuro da ciência em Portugal e na Europa. As sessões contarão com a presença de personalidades e representantes das várias dimensões da construção do conhecimento sobre a ciência e a tecnologia em Portugal, na qual a FCT, ao longo destes 25 anos, enquanto agência nacional de financiamento da atividade científica, tem tido um papel de relevo.

Próximas sessões:

Novembro, Évora

A FCT e a ciência em Portugal e na Europa
Dezembro, Lisboa

(As datas e os locais de realização das sessões serão anunciados em breve.)