Ações Piloto do projeto AANChOR coordenado pela FCT vencem Atlantic Project Award

A FCT, que através do programa Oceano coordena o Projeto AANChOR, recebeu o Atlantic Project Award, na categoria International Cooperation. A candidatura foi efetuada pelo consórcio internacional através do líder da Comunicação, EurOcean, instituição de cariz europeu sediada em Portugal. O prémio será atribuído no dia 1 de dezembro de 2022, em Cádiz, na 9th Atlantic Platform Stakeholder Conference.

Premio_AANchor

As ações piloto conjuntas implementadas no âmbito do projeto AANChOR foram distinguidas devido à sua contribuição inovadora para a implementação da dimensão internacional do Plano de Ação para o Atlântico 2.0, através da All-Atlantic Ocean Research and Innovation Alliance, e para a implementação de outros processos de diplomacia científica europeus e internacionais, como o Pacto Ecológico Europeu e a Década das Nações Unidas para a Ciência do Oceano. Baseadas nos princípios de co-responsabilidade, co-desenho e co-implementação, as seis ações piloto conjuntas do projeto AANChOR resultam de um processo de consulta colaborativa de cerca de 70 peritos de 18 países na orla Atlântica. A ações reúnem um conjunto vasto de instituições relevantes de ambos os lados do Oceano Atlântico, maximizam iniciativas existentes e fundos disponíveis e têm uma ambição de longo prazo apoiada pelos signatários da Declaração de Belém.

Atualmente, estas 6 ações piloto conjuntas focam áreas transversais de cooperação e áreas temáticas relevantes para o reforço da investigação e inovação no Oceano Atlântico. As ações piloto conjuntas estão a criar redes Atlânticas por meio da organização de reuniões, workshops, cursos e atividades de formação técnica, desenvolvimento de portais one stop-shop, assinatura de termos de referência, desenvolvimento de roteiros e planos, entre outros.

Sendo uma atividade a longo-prazo, as ações piloto conjuntas no âmbito do projeto AANChOR terão um impacto ao longo do tempo, podendo referir-se que de momento já estão a contribuir para: criar sinergias entre as iniciativas existentes no Atlântico; fomentar novos modelos de cooperação numa abordagem coordenada e baseada em rede; promover atividades conjuntas; e aumentar a eficiência operacional da investigação marinha.