COMISSÃO EUROPEIA FINANCIA PROJETOS I&D EM DEMOCRACIA, CULTURA E CRIATIVIDADE E INCLUSÃO NO ÂMBITO DO HORIZONTE EUROPA

7,7 M atribuídos a 30 entidades nacionais

A Comissão Europeia atribuiu financiamento de cerca de 7,7 milhões de euros (M€) a entidades portuguesas inseridas em 17 projetos de I&D de colaboração internacional, no âmbito do Cluster 2 – Cultura, Criatividade e Sociedade Inclusiva, do Horizonte Europa. O financiamento captado corresponde a cerca de 2,94% do financiamento global disponível (263,74 M€).

Dos 17 projetos, quatro são coordenados por entidades nacionais, nomeadamente pelo Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, pela Universidade Lusófona, pela FCiências.ID – Associação para a Investigação e Desenvolvimento de Ciências e pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova.

No total, nos projetos aprovados participam 30 entidades nacionais de naturezas diferentes, sendo que 10 são estreantes no Programa-Quadro para a Investigação e Inovação.

Cerca de 60% destas, são entidades do ensino superior ou centros de investigação, sendo que as restantes representam empresas, incluindo indústrias culturais e criativas, municípios, ONG’s e outros como o Ministério de Educação, o Instituto do Emprego e Formação Profissional ou ainda a Fundação GDA.

Estes resultados referem-se às três calls de 2022, do Cluster 2, nas áreas da Democracia e Governação, do Património Cultural e Indústrias Culturais e Criativas, e das Transformações Sociais e Económicas.

Os projetos aprovados, no âmbito da área de Democracia e Governação, abordarão os seguintes temas: cidadania inclusiva num mundo em transformação; transformação da educação para a democracia; e o estudo de políticas públicas inclusivas, participativas e confiáveis.

No que diz respeito à temática do Património Cultural e Indústrias Culturais e Criativas, serão desenvolvidos projetos focados no valor da música; na promoção da competitividade e diversidade cultural da indústria europeia do cinema;  e no desenvolvimento de tecnologias que aumentem a resiliência e a preservação do património cultural costeiro.

Por sua vez, na área das Transformações Sociais e Económicas, os projetos aprovados dedicar-se-ão a estudar: as áreas não-metropolitanas e a analisar o impacto que a mobilidade espacial tem em áreas de origem ou destino; a migração, nomeadamente as decisões dos migrantes; e sistemas inteligentes para a melhoria da leitura e para o desenvolvimento de competências fundamentais e transversais.

Em Portugal, o Cluster 2 do Horizonte Europa: Cultura, Criatividade e Sociedade Inclusiva é acompanhado pela ANI, no âmbito da rede PERIN.