CONSELHO EUROPEU DE INOVAÇÃO: QUATRO INSTITUIÇÕES PORTUGUESAS ENTRE OS VENCEDORES DO PROGRAMA PATHFINDER CHALLENGES

Portugal capta 2,9 milhões para I&D em novas tecnologias

No âmbito do programa Pathfinder Challenges, instrumento de financiamento europeu do Conselho Europeu de Inovação (EIC), foram atribuídos 2,9 milhões de euros (M€) a projetos de investigação e inovação com participação portuguesa.

Das 403 propostas de projetos apresentadas, até 27 de outubro, 39 foram escolhidas para serem financiadas, o que representa uma taxa de sucesso de 9,7%. Os candidatos são principalmente provenientes de instituições de ensino superior e instituições de investigação, mas registou-se uma significativa participação do setor privado – 16 a 26% de todos os participantes são PME.

Entre os 39 projetos, 4 são de instituições portuguesas (três PME e uma instituição de investigação): a SILICONGATE LDA faz parte do projeto UPSIDE – Terapia personalizada com ultrassom focalizado para o tratamento da depressão; a STEMMATTERS participa no projeto PAT4CGT- Monitorização e controle online automatizado para melhoria de processos de fabrico e tomada de decisão de terapias celulares e génicas; o I3S (Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto) faz parte do projeto PhotoSyncH2 – Tecnologia fotossintética de focagem de eletrões para produção direta de biohidrogénio eficiente a partir de energia solar e a BIOFABICS LDA que participa no projeto FUROID- Produção contínua de folículos capilares, pelos e lã artificial utilizando a tecnologia FUROID E HAROID.

Este é um concurso de financiamento que tem o objetivo de desenvolver avanços em ciência e tecnologia e revolucionar campos de investigação e mercados através da realização de soluções tecnológicas inovadoras. O EIC apoiará projetos que exploram diferentes temas: a consciencialização (na área de Inteligência Artificial), ferramentas para medir e estimular a atividade no tecido cerebral, tecnologias emergentes em terapia celular e genética, novas rotas para a produção de hidrogénio verde e a engenharia de materiais vivos.

Em Portugal, o Pilar III do Horizonte Europa, programa no qual está inserido a EIC, é acompanhado pela ANI.

Saiba mais aqui.