Encontro Ciência 2023: “Ciência e o Oceano Para Além do Horizonte”

A edição de 2023 do Encontro Ciência vai realizar-se dias 5, 6 e 7 de julho em Aveiro, no Campo Universitário de Santiago. Será a primeira vez que o evento se realiza fora de Lisboa, desta vez subordinado ao título “Ciência e o Oceano Para Além do Horizonte”, sendo focado no oceano e águas. Logisticamente, o encontro pretende regressar em força ao formato presencial, voltando a beneficiar da interação que a dinâmica in loco proporciona aos participantes. As inscrições já estão abertas.

O Encontro Ciência é o maior evento anual na área da ciência e da tecnologia em Portugal, promovido pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) em colaboração com a Agência Nacional de Cultura Científica e Tecnológica – Ciência Viva e, este ano, também com a Universidade de Aveiro. A iniciativa conta ainda com o apoio institucional da Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e da Comissão Parlamentar de Educação, Ciência, Juventude e Desporto.

As instituições de I&D nacionais, nomeadamente unidades de I&D FCT, CoLABs, Laboratórios Associados e Laboratórios de Estado, todos os anos participam ativamente no programa científico do Encontro Ciência, através da participação nas múltiplas sessões temáticas paralelas, demonstrações de atividades de I&D e de pósteres dos estudantes de doutoramento.

A Comissária do Encontro Ciência 2023 é a investigadora Helena Vieira, Coordenadora e detentora da Cátedra ERA CHAIR BESIDE na Universidade de Aveiro/CESAM, sendo ainda responsável pelo lançamento do projeto BESIDE e pela implementação e coordenação de uma nova equipa transversal de investigadores na área da Economia do Ambiente & Recursos Naturais. A Espanha é o país convidado desta edição e terá uma forte representação e participação no programa.