HORIZONTE EUROPA: WOMEN TECHEU APROVA DUAS EMPRESAS NACIONAIS LIDERADAS POR MULHERES

A Comissão Europeia anunciou os primeiros resultados do novo programa-piloto do Horizonte Europa Women TechEU, que promove o empreendedorismo feminino de base tecnológica, através do financiamento de 50 start-ups deep-tech lideradas por mulheres. Duas empresas portuguesas, a Metatissue – Biosolutions e a Something in Hands – Investigação Científica (R-nuucell), foram selecionadas para o programa Ecossistemas Europeus de Inovação (Pilar 3 – Europa Inovadora do Horizonte Europa), cujo acompanhamento em Portugal é feito pela Agência Nacional de Inovação (ANI), através da rede PERIN.

Women TechEU é uma iniciativa da Comissão Europeia que atribui subvenções, no valor de 75 mil euros a cada projeto, para apoiar os primeiros passos no processo de inovação e o crescimento da empresa. Oferece também orientação e coaching ao abrigo do Programa Women Leadership, promovido pelo European Innovation Council (EIC), assim como oportunidades de networking a nível da União Europeia (UE).

“Este novo programa Women TechEU presta apoio a start-ups que sejam lideradas por mulheres, com o objetivo de potenciar a sua participação em projetos deep-tech. Haver duas empresas portuguesas lideradas por mulheres entre os 50 projetos aprovados pela Comissão Europeia é um motivo de orgulho e que vem impulsionar o empreendedorismo feminino nacional. Que possam servir de exemplo e inspiração a muitos outros”, afirma Joana Mendonça, presidente da Agência Nacional de Inovação.

As candidaturas foram avaliadas por peritos independentes, com a Comissão a apoiar 50 empresas lideradas por mulheres oriundas de 15 países diferentes, sendo que 40 estão sediadas nos Estados-Membros da UE. As empresas eleitas para financiamento desenvolvem inovações disruptivas em vários setores, desde o diagnóstico precoce e do tratamento do cancro à redução do impacto negativo das emissões de metano. Trabalham ainda em prol da realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), combatendo as alterações climáticas, reduzindo os desperdícios alimentares, alargando o acesso à educação e promovendo a capacitação das mulheres.

Portugal submeteu 11 candidaturas a este programa, das quais duas foram aprovadas, ambas na área da saúde.

Uma das empresas selecionadas foi a Metatissue – Biosolutions, da Universidade de Aveiro Incubator, dedica-se ao design e produção de plataformas tridimensionais para a cultura de células, engenharia de tecidos e modelos de doenças para diagnóstico in vitro utilizando materiais de origem humana que fornecem microambientes realistas para as células. “É um orgulho fazer parte primeiro lote de empresas selecionadas para o Women TechEU. Este programa vai permitir-nos ter acesso a financiamento, mentoria e coaching essenciais para alavancar a nossa tecnologia e validar o modelo de negócio. A presença de mulheres em empreendedorismo deep-tech ainda é muito reduzida, obviamente que este tipo de reconhecimento faz todo o sentido de forma a capacitar empresas emergentes lideradas por mulheres. A ANI tem sido um apoio fundamental não só na preparação do Women Tech EU, mas também de outras candidaturas a projetos nacionais e europeus”, declara a cofundadora, Catarina Custódio.

A segunda empresa escolhida foi a Something in Hands-Investigação Científica, Lda, (R-nuucell), spin-off da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, que desenvolve novos medicamentos para a terapia dirigida de cancros metastáticos. Estão em curso estudos pré-clínicos com vista à obtenção final da prova de conceito para o cancro da mama triplo negativo. “Este financiamento foi muito importante pois vai permitir-nos continuar os estudos in vivo, em animais. Trata-se de experiências muito dispendiosas, cujo objetivo é a consolidação da prova de conceito, isto é, a prova de que o nosso medicamento é eficiente contra as metástases do cancro da mama triplo negativo. Temos tido muito apoio da ANI no último ano, no sentido de melhorar o nosso lado empresarial e manter-nos informadas sobre oportunidades de concursos para financiamento”, sublinham Helena Garcia e Andreia Valente, as cofundadoras empresa.

Os projetos deverão ter início na primavera deste ano com uma duração de 6 a 12 meses. As empreendedoras irão participar no Programa de Liderança Feminina do Conselho Europeu de Inovação beneficiando de atividades de coaching e mentoria.

Na sequência da forte participação a este primeiro convite à apresentação de propostas, com um elevado número de candidaturas, a Comissão Europeia irá renovar o Women TechEU em 2022, lançando novo convite ainda este ano. O orçamento será aumentado para 10 milhões de euros, que financiarão cerca de 130 empresas.