Portugal coordena 3 dos 15 projetos aprovados na Iniciativa de Inovação para Instituições de Ensino Superior do EIT

Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT) lançou os resultados da 3ª. edição da iniciativa Inovação em Instituições de Ensino Superior (HEI), coordenada pela EIT Raw Materials. Portugal coordena 3 projetos em Instituições de Ensino Superior (IES) e tem 5 participações entre os 15 projetos aprovados nesta convocatória. Esta iniciativa faz parte da Agenda Estratégica de Inovação 2021-2027 e visa capacitar as instituições de ensino superior com valências em inovação e empreendedorismo.

No total, foram apresentadas 48 candidaturas, representando mais de 510 organizações de toda a Europa, com 15 projetos selecionados para receber financiamento de 750 mil euros cada. Estes 15 consórcios envolvem 100 instituições de ensino superior e 79 organizações não académicas, todos com o mesmo objetivo de apoiar a Iniciativa Deep Tech Talent que visa capacitar 1 milhão de talentos em tecnologia avançada até 2025.

Dos 15 projetos aprovados nesta edição, 3 são coordenados por entidades portuguesas, demonstrando o compromisso e a excelência das Instituições de Ensino Superior nacionais em impulsionar a inovação. Estes são os projetos coordenados por IES portuguesas:

• Skills2Scale – Espanha; Ucrânia; Grécia; Checoslováquia; Finlândia; Portugal – este projeto visa capacitar as Instituições de Ensino Superior (IES) a desempenhar um papel de liderança no desenvolvimento e implementação de redes e aplicativos além 5G.
  • DeepT+Project – Universidade de Aveiro (líder do consórcio) – projeto que pretende estabelecer um novo quadro sistêmico de inovação em DeepTech, envolvendo os principais interessados de um Ecossistema Europeu de Inovação Aberta, pavimentando o caminho para o futuro até 2030.
  • HEICE – Politécnico de Leiria – este consórcio pretende desenvolver programas inovadores para talentos em DeepTech, com foco nas áreas de saúde e manufatura, alinhados à Estratégia de Especialização Inteligente (S3) do consórcio nas três regiões.
  • DIP4Agri – Universidade Católica Portuguesa (líder do consórcio) – tem o objetivo de acelerar o desenvolvimento da capacidade de empreendedorismo e inovação das IES envolvidas em domínios selecionados de DeepTech que permitem a valorização de subprodutos agroalimentares.
  • DEEPINVENTHEI – Universidade do Porto (líder do consórcio) – tem como objetivo estabelecer uma rede internacional de vales de inovação regional que contribuam para atrair e reter talentos na Europa, por meio de treinamento de talentos em DeepTech e apoio a startups e spin-offs acadêmicos de tecnologia avançada.

Consulte mais informação sobre os projetos aprovados, aqui.