COMISSÃO EUROPEIA FINANCIA 4 PROJETOS COM PARTICIPAÇÃO DE ENTIDADES PORTUGUESAS

Primeiros resultados do concurso de 2021 do Cluster 5

A Comissão Europeia atribuiu, no âmbito do concurso de 2021 do Cluster 5 do Horizonte Europa: Clima, Energia e Mobilidade, cerca de 2,3M€ a entidades portuguesas. Foram selecionados 4 projetos com a participação de 10 entidades nacionais.

A atribuição deste financiamento faz parte dos primeiros resultados do concurso, que atribui apenas 7% do orçamento total de 108M€. Dos 5 projetos com participação nacional submetidos até ao momento, 4 foram selecionados para financiamento, representando uma taxa de sucesso de 80% captando cerca de 1,75% do orçamento disponível.

Dos projetos com participação nacional selecionados fazem parte o DATA CELLAR, do EDP CNET e do EMAC, o ENERSHARE, com a participação do INESC TEC – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Tecnologia e Ciência e do R&D Nester, o OMEGA-X, com participação do EDP CNET, do ISMAI-Instituto Universitário da Maia e da Universidade Católica Portuguesa e o CEPT, da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, da DGEG – Direção Geral de Energia e Geologia e da Direção Regional da Educação dos Açores.

A ANI, no âmbito da rede PERIN, é responsável por acompanhar a participação nacional no Cluster 5 do Horizonte Europa.