“OVO” 100% VEGETAL CONQUISTA DISTINÇÃO BFK NO PRÉMIO ECOTROPHELIA PORTUGAL

O notEggo foi distinguido pela ANI

O notEggo, um “ovo” 100% vegetal, foi o projeto vencedor de uma distinção Born from Knowledge (BfK) Awards, atribuída pela ANI, no âmbito do Prémio ECOTROPHELIA Portugal, promovido pela PortugalFoods.

Este “ovo” não nasceu de uma galinha e é adequado para diferentes dietas e para consumidores com restrições alimentares e alergias. Para além de ser 100% vegetal, o notEggo permite separar a “clara” da “gema”, elege fornecedores locais e tem uma pegada ambiental bastante inferior à do ovo natural.

“Os desafios climáticos e a cada vez maior escassez dos recursos do nosso planeta têm sido um forte incentivo para que a comunidade científica, em conjunto com a indústria alimentar, inovar e alcançar soluções que garantam a nossa sobrevivência e reverta o impacto no planeta Terra. Projetos como este são de grande importância e mostram que Portugal está na linha da frente destas preocupações”, sublinha João Borga, administrador da ANI.

O Prémio ECOTROPHELIA tem como ambição promover a inovação, empreendedorismo e competitividade no setor agroalimentar a nível nacional e europeu, reunindo e desafiando estudantes, professores, investigadores e profissionais do setor a refletir sobre os produtos eco-inovadores do futuro. Destinado a equipas multidisciplinares de dois a seis estudantes do ensino superior, o Prémio ECOTROPHELIA visa o desenvolvimento de um produto alimentar inovador e sustentável a vários níveis, desde o conceito, formulação, produção, packaging até aos planos de marketing, negócio e vendas, sem descurar as vertentes nutricional e sensorial.