INTERREG VC – ESPON
O programa ESPON 2020 visa promover uma dimensão territorial europeia no desenvolvimento e na cooperação, fomentando a transferência de conhecimentos e aprendizagem de políticas para as autoridades públicas e outros agentes políticos em todos os níveis. O ESPON 2020 busca continuar a consolidação da Rede do Observatório Territorial Europeu e aumentar a provisão e o uso de políticas de evidências territoriais pan-europeias, comparáveis, sistemáticas e confiáveis.
O objetivo do Programa de Cooperação ESPON 2020 é apoiar o reforço da eficácia da Política de Coesão da UE e outras políticas e programas sectoriais no âmbito dos Fundos Europeus de Investimento Estrutural (ESI), bem como políticas de desenvolvimento territorial nacionais e regionais, através da produção, divulgação e Promoção de provas territoriais que abranjam todo o território dos 28 Estados membros da UE, bem como 4 Estados parceiros da Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça.
Os principais grupos-alvo são:
- Os decisores políticos europeus, em particular no domínio da política de coesão, bem como outras políticas e programas sectoriais e temáticos relevantes, em particular os que atualmente não articulam completamente a sua abordagem territorial.
- Formadores de políticas nacionais e profissionais responsáveis pela coesão territorial, programas ETC, estratégias macro-regionais e preparação e implementação de políticas de coesão a nível nacional, bem como outros campos políticos relevantes.
- Autoridades que implementam programas de financiamento da ESI e preparam relatórios periódicos.
- Políticos e profissionais de políticas regionais e locais responsáveis pelo desenvolvimento e planejamento territorial e/ou envolvidos em cooperação transfronteiriça, transnacional e macro-regional.
Como grupos-alvo secundários, os seguintes atores são importantes como receptores e usuários de evidências territoriais:
- Organizações que promovem diferentes interesses regionais/urbanos a nível da UE.
- Universitários universitários, investigadores e estudantes como futuros tomadores de decisão.
- O setor privado e o público europeu mais amplo.
Como os fornecedores da capacidade de pesquisa e excelência científica do ESPON 2020, académicos, cientistas e pesquisadores são importantes para os resultados ESPON 2020. Indiretamente, as ações e atividades correspondentes do ESPON 2020 beneficiarão, portanto, a comunidade científica na Europa no campo da pesquisa territorial.
Para cumprir a estratégia, missão e objetivos relacionados ao Programa ESPON 2020, dois Eixos Prioritários regerão a implementação do programa:
- Eixo prioritário 1: evidência territorial, transferência, observação, ferramentas e divulgação
- Eixo Prioritário 2: Assistência Técnica (TA)
A organização da implementação do programa ao longo de dois Eixos Prioritários está intimamente relacionada com o estabelecimento de um Beneficiário Único, o EGACE ESPON, para a implementação do Eixo Prioritário 1 do Programa ESPON 2020.
O Eixo Prioritário 1 abrange um único objetivo temático do Regulamento ETC e irá em relação à Prioridade de Investimento: capacidade institucional e uma administração pública eficiente.
Os cinco objetivos específicos que guiarão a implementação do Programa ESPON 2020 são:
- Objetivo específico 1: Produção de evidências territoriais através de pesquisas e análises aplicadas.
- Objetivo específico 2: transferência de conhecimento aprimorada e uso do suporte ao usuário analítico.
- Objetivo específico 3: Melhor observação territorial e ferramentas para análises territoriais.
- Objetivo específico 4: maior alcance e aceitação de evidências territoriais.
- Objetivo específico 5: disposições de implementação mais efetivas e eficientes e uma assistência de programa mais proficiente.
Mais info: