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INTERREG VC – Interact

Interact Call’s

INTERACT III é um programa operacional do objetivo da Cooperação Territorial Europeia (ETC), parte do componente de cooperação inter-regional e está configurado para reforçar a eficácia da política de coesão promovendo o intercâmbio de experiências em matéria de identificação, transferência e divulgação de boas práticas e abordagens inovadoras relativas com a implementação de programas e ações de cooperação territorial em matéria de cooperação territorial e uso do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial.

O INTERACT III é um programa co-financiado pelo FEDER e abrange todo o território da União, Noruega e Suíça. A selecção dos objectivos temáticos é limitada a uma, no caso do INTERACT III, a fim de maximizar o impacto da política de coesão em toda a União. Isto reflecte o objectivo da operação, aproveitar ao máximo a cooperação inter-regional para o reforço da eficácia da política de coesão no âmbito do investimento para o crescimento e o emprego e os objectivos de cooperação territorial europeia.

A operação INTERACT III está criada para melhorar a capacidade institucional e uma administração pública eficiente, o objetivo temático 11, procurando:

  • Abordar o crescimento inteligente, sustentável e inclusivo da Estratégia Europa 2020, apoiando os Programas de Cooperação Territorial na implementação das suas actividades da forma mais eficaz, fornecendo orientações e contribuições específicas dos peritos na resolução de lacunas de implementação;
  • Use métodos de rede que apoiem a cooperação como meio de contribuir para a abordagem integrada inovadora. INTERACT III A avaliação ex ante e avaliações adicionais de necessidades estabelecem a linha de base para a escolha estratégica feita no programa INTERACT III.

O programa operacional INTERACT III, ao mesmo tempo que aumenta a capacidade institucional e uma administração pública eficiente, foca-se em três objetivos específicos:

  • Melhorar a capacidade de gestão e controle dos programas ETC;
  • Melhorar a capacidade do ETC em capturar e comunicar os resultados do programa;
  • Para melhorar a capacidade de gestão da cooperação para implementar abordagens inovadoras (agrupamento europeu de cooperação territorial, fundos rotativos, estratégias macro-regionais, etc.)

O amplo conhecimento e experiência adquirida desde 2003 pela INTERACT é o principal valor e a chave para o sucesso deste programa. Para manter este conhecimento, os beneficiários INTERACT devem ser mantidos e melhorados. Sendo que, não serão selecionadas operações e beneficiários adicionais, no definido no regulamento, ou seja, destinatários de subsídios. Exclusivamente, os quatro beneficiários descentralizados identificados pelo programa anterior INTERACT II implementarão o programa, envolvendo todos os grupos-alvo. Todas as atividades e pacotes de trabalho (INTERACT III não selecionarão e implementarão projetos no sentido ETC usual) devem ser geridos por estes de acordo com um plano de trabalho anual baseado nas necessidades dos grupos-alvo, aprovado e monitorado pelo Comité de Acompanhamento INTERACT. Consequentemente, os beneficiários INTERACT podem ser definidos como instituições públicas, às quais é confiado pelos Estados-Membros a implementação do programa, através de atividades realizadas pelos quatro escritórios regionais, no que diz respeito às funções de gestão da Autoridade de Gestão INTERACT. A política conjunta de recursos humanos no INTERACT deve também ser concentrada em manter e desenvolver conhecimentos e habilidades como o principal recurso.

Os principais grupos-alvo serão, portanto:

  • Responsáveis de programas (ETC, IPA CBC, ENI CBC, todos os componentes);
  • Intervenientes de cooperação nacional/regional;
  • Interessados da UE, que serão abordados apenas na medida do adequado para o benefício da cooperação.

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