Anunciadas as vencedoras do Prémio da UE para Mulheres Inovadoras de 2021
Na Cimeira do Conselho Europeu de Inovação realizada em Bruxelas, a Comissão Europeia anunciou as vencedoras da edição deste ano do Prémio da UE para Mulheres Inovadoras.
O prémio recompensa as empresárias mais talentosas de toda a UE e dos países associados ao Horizonte Europa, que fundaram empresas bem-sucedidas e trouxeram inovação ao mercado. É financiado pelo programa Horizonte Europa e gerido pela Agência de Execução do Conselho Europeu da Inovação e das PME (EISMEA).
As vencedoras, eleitas por um júri de peritos independentes e que receberão um prémio de 100 000 euros cada uma, são: Merel Boers, dos Países Baixos, cofundadora e diretora executiva da NICO-LAB, uma empresa que oferece tecnologia de ponta para ajudar os médicos a melhorar os cuidados de emergência; Mathilde Jakobsen, da Dinamarca, cofundadora e diretora executiva da Land, uma plataforma digital que encurta e digitaliza a cadeia de abastecimento alimentar, proporcionando um acesso fácil a alimentos de boa qualidade; e Daphne Haim Langford, de Israel, fundadora e diretora executiva da Tarsier Pharma, uma empresa que desenvolve soluções médicas inovadoras para o tratamento e cura de doenças oculares autoimunes e inflamatórias.
Além disso, o prémio Inovadora Emergente de 2021, atribuído a uma inovadora excecional com menos de 30 anos, foi atribuído a Ailbhe e Isabel Keane, da Irlanda, fundadoras da Izzy Wheels. A sua empresa cria capas decorativas para as rodas de cadeiras de rodas. Ailbhe e Isabel Keane receberão um prémio de 50 000 euros.
Mais informações no comunicado de imprensa.
Na Cimeira do Conselho Europeu de Inovação, a Comissão também anunciou a nova edição do relatório de impacto do CEI, os vencedores dos prémios europeus «Contratos Públicos Inovadores» e ainda a constituição de um grupo exclusivo de 33 embaixadores do CEI que foram anunciados dia 25 de novembro, na cerimónia de encerramento.
Lista encontra-se aqui.
Notícia PERIN