Repositório de Dados de Investigação Polen entra na fase piloto de implementação
O Repositório de Dados de Investigação Polen vai entrar na fase piloto de implementação com a participação de 7 unidades de investigação, selecionadas no âmbito de uma manifestação de interesse, que irão utilizar e colaborar nos testes à plataforma.
Gerido pela Unidade de Computação Científica Nacional da FCT, o projeto Polen tem como objetivo promover a prática e os princípios de Ciência Aberta e dar resposta às necessidades da comunidade científica na gestão de dados de investigação (GDI). No âmbito do plano de atividades deste projeto, será disponibilizado um serviço de repositório de dados de investigação ao serviço dos beneficiários de instrumentos de financiamento da FCT.
Os projetos selecionados para esta fase piloto terão a oportunidade de utilizar e desempenhar um papel ativo na testagem do serviço e sugerir melhorias.
A chamada de manifestação de interesse para a participação na fase piloto destinou-se a instituições de ensino superior e/ou entidades de I&D, beneficiárias de instrumentos de financiamento da FCT. Este processo é financiado por fundos resultantes do projeto SAMA “Transformação Digital na Investigação: Gestão de Ciência e Ciência Aberta”.
Entidades selecionadas para participar na fase piloto de implementação
- Centro de Imagem Biomédica e Investigação Translacional (CIBIT) – Universidade de Coimbra
- Unidade de Investigação MagIC – NOVA IMS
- FCT NOVA
- Centro Interdisciplinar de Arqueologia e Evolução do Comportamento Humano – Universidade do Algarve
- APIS–Arquivo Português de Informação Social do ICS-ISCTE
- Instituto de Higiene e Medicina Tropical – Universidade NOVA
- IT-UBI: Instituto de Telecomunicações – Universidade da Beira Interior
Notícia FCT