Resultados definitivos do Programa RESTART
A FCT anuncia os resultados definitivos da primeira edição do programa RESTART, cujo período de candidatura decorreu entre 15 de fevereiro e 30 de março de 2023. Nesta primeira edição do concurso foram avaliadas 143 candidaturas, tendo sido aprovados para financiamento 31 projetos, mais um do que nos resultados preliminares, o que corresponde a uma taxa de sucesso de 22%. O programa terá um financiamento global de 1 511 708, 00 € para projetos de I&D em todos os domínios científicos.
Os Termos de Aceitação (TA) serão celebrados brevemente, devendo os projetos financiados iniciar-se nos próximos 60 dias. Após a assinatura do TA, segue-se um adiantamento correspondente a 80% do financiamento aprovado, de acordo com um modelo de custos simplificados. É intenção da FCT aplicar progressivamente este modelo a outros instrumentos de financiamento.
Com a criação do programa RESTART, a FCT, a par do seu compromisso em promover o avanço do conhecimento científico e tecnológico, alicerçado em elevados padrões internacionais de qualidade e competitividade, pretende promover a igualdade de género e de oportunidades nas atividades de investigação científica. Contribuirá, assim, para capacitar o regresso competitivo das investigadoras e investigadores que usufruíram recentemente de uma licença parental às suas atividades de investigação em novas circunstâncias.
Este instrumento de financiamento encontra-se alinhado com preocupações e recomendações do Conselho da União Europeia e da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), que visam promover uma melhor conciliação entre a vida profissional e familiar de quem se dedica a atividades de I&D.
A Presidente da FCT, Madalena Alves, afirmou que “o programa RESTART pretende ajudar as investigadoras e os investigadores que tenham usufruído recentemente de uma licença parental a enfrentar os desafios adicionais que surgem com a parentalidade e, que muitas vezes, influenciam a gestão da sua carreira e o planeamento da sua investigação. Esperamos contribuir para a promoção da igualdade de género e de oportunidades, através da atribuição de financiamento competitivo a ideias de investigação de excelência, originais e inovadoras”.
Notícia FCT