ANI PROMOVE PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO PARA INFRAESTRUTURAS TECNOLÓGICAS

Inscrições até 15 de novembro

A ANI está a organizar um programa de capacitação do sistema de interface que visa contribuir para uma maior dinâmica de resposta às “entidades pivô” da distribuição e da circulação do conhecimento e, com isso, promover a inovação aberta, através da capacitação dos recursos humanos das infraestruturas tecnológicas, nomeadamente CTI, COLAB e outras infraestruturas de valorização da I&D.

O programa tem previstos 6 workshops teórico-práticos, em formato híbrido. Na componente prática, na qual os participantes on-line não poderão intervir, serão apresentados casos reais para exemplificação do funcionamento das metodologia. Cada um dos dias de formação terá 2 sessões com a duração de 3 horas cada e estão marcados para os seguintes dias e locais:

17 novembro | Universidade do Minho – Auditório B1/Ed.2
10h00 – 13h00: Da investigação à Inovação: Como e quando?
14h00 – 17h00: Mapeamento de tecnologias e aferição do seu potencial tecnológico

29 novembro | Universidade de Coimbra – Dep. Eng. Civil (Polo 2)
10h00 – 13h00: Fatores relevantes na participação em projetos colaborativos ou de consórcio
14h00 – 17h00: Aferição do potencial valor das tecnologias e estratégias de comercialização

15 dezembro | Auditório do Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia
10h00 – 13h00: Determinação do justo valor de mercado das diferentes tecnologias
14h00 – 17h00: Tipologia de contratos em processos de transferência: WHO-GETS-WHAT

Esta iniciativa pretende que os participantes adquiram as seguintes competências:

• Aprofundar conhecimentos sobre as diferentes etapas de um processo de inovação, metodologias para a valorização de tecnologias e aferição do seu potencial de comercialização;
  • Identificação dos fatores da PI relevantes em projetos colaborativos com outras instituições da rede científica e tecnológica nacional, mas também com entidades do tecido empresarial;
  • Metodologias para a determinação do justo valor de mercado de uma tecnologia;
  • Estruturação dos principais passos num processo de transferência de tecnologia.

As sessões são gratuitas, mas de registo obrigatório:

Inscreva-se aqui, até 15 de novembro. (Cada infraestrutura poderá inscrever até duas pessoas).

O Programa de Capacitação para Infraestruturas Tecnológicas é promovido no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Coletivas – Transferência de Conhecimento Científico e Tecnológico, TECH4INNOV, cofinanciado pela União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, enquadrado no Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020) do Portugal 2020.