INNOVATION FELLOW BOOTCAMP JUNTOU PARTICIPANTES NUM DEBATE MULTIDISCIPLINAR

Innovation Fellow Bootcamp, promovido pela ANI, no âmbito do projeto TECH4INNOV, juntou diferentes participantes num debate multidisciplinar sobre soluções inovadoras em áreas como a gestão de transportes públicos, dos sistemas de regas, da sustentabilidade e reciclagem de embalagens plásticas, da aplicação da inteligência artificial no reconhecimento agrícola, entre outras. O evento decorreu no dia 26 de outubro, entre as 9h e as 20h, em Santarém.

A troca de ideias e a experiência multidisciplinar dos diferentes participantes, desde investigadores a Centros de Tecnologia e Inovação (CTI), passando também por empresários, TTO’s e CoLAB, ajudou a concluir, de forma transversal em todos os grupos, que o fluxo de conhecimento entre pessoas internas e externas a uma determinada empresa e temática é determinante para acelerar a sua inovação interna e expandir a sua atividade.

Esta iniciativa contou com um total de 67 participantes, incluindo challenge owners, que apresentaram e debateram propostas de soluções inovadoras, em áreas como:

  • Gestão de rega em produção agrícola – Veracruz;
  • Monitorização de mobilidade suave (bicicletas e mobilidade pedonal) – IMT & EIT Urban Mobility Hub Portugal
  • Embalagens mais sustentáveis a partir de novos materiais / serviços / tecnologias – Delta
  • Rastreabilidade de ativos (taras, arcas frigoríficas e frigoríficos) no mercado – SuperBock
  • Monitorização agrícola com imagens de deteção remota – GeoSense
  • Aplicação de inteligência artificial para reconhecimento agrónomo – Teromovigo
  • Compostagem avançada na indústria das aves – UniOvo

As soluções apresentadas tiveram em conta não só a sua aplicabilidade prática em termos temporais, mas também os constrangimentos de tecnologia, calendário ou custos balizados por cada challenge owner, tendo sido, por isso, possível adaptar o trabalho à realidade atual. Dos diferentes grupos de trabalho surgiram soluções específicas como: a adequação da oferta de transportes públicos mediante a identificação das matrizes de origem e de destino dos utilizadores e a quantificação da ocupação de cada veículo ou, na área da indústria alimentar, o desenvolvimento de uma nova combinação de materiais de embalamento que se adequam às atuais propriedades de maquinabilidade.

André Sá, Co-founder, GIS Expert e GNSS Meteorology Expert, da TeroMovigo, descreveu a iniciativa como um local para “desafiar, refletir e solucionar através de atividades dinâmicas, criativas e colaborativas.”

Por sua vez, a Innovation Manager do Super Bock Group, Joana Queirós, salientou que “para o Super Bock Group foi uma oportunidade única, de poder discutir com stakeholders diversificados, alguns dos nossos desafios. Além disso, este Bootcamp foi muito bem organizado, com uma agenda dinâmica e divertida, que permitiu a colaboração e a partilha entre todos os participantes.”

Innovation Fellows Bootcamp contou também com várias atividades de team building, para fomentar a comunicação, o diálogo e o trabalho de equipa. Realizaram-se sessões como: “2 Verdades, 1 Mentira” permitindo aos participantes aprofundarem relações; “World Map” com foco nas relações entre os participantes e “Missão Impossível” em que o objetivo era completar o maior número de tarefas possíveis, num curto espaço de tempo, cooperando em equipa. Além disso houve também uma sessão de yoga ao ar livre.

 

Innovation Fellow Bootcamp foi promovido no âmbito do SIAC – Iniciativa de Transferência de Conhecimento TECH4INNOV, uma iniciativa cofinanciada pelo COMPETE 2020, através do Portugal 2020 e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

 

Notícia ANI

Categorias