Presidente da FCT recebe título de Emérita da Universidade de Lisboa

Helena Pereira, Presidente do Conselho diretivo da FCT, vai receber o título de Emérita da Universidade de Lisboa, atribuído pelo Instituto Superior de Agronomia (ISA). O título será entregue numa cerimónia que terá lugar no próximo dia 22 de junho, quarta-feira, a partir das 17h00, na Estufa Real, no Jardim Botânico da Ajuda.

hp

Helena Pereira, antiga aluna do Técnico, é professora catedrática no ISA, Universidade de Lisboa. Foi vice-presidente da FCT de 2017 a 2019, tendo sido depois nomeada Presidente do Conselho Diretivo da FCT, cargo que desempenha atualmente. Licenciada em Engenharia Química-Industrial pelo Instituto Superior Técnico, doutorada (Dr. rer. nat.) pela Faculdade de Biologia da Universidade de Hamburgo, Alemanha e agregada pelo Instituto Superior de Agronomia, a sua área de investigação tem sido as florestas e os produtos florestais, incluindo a bioenergia e as biorrefinarias, numa perspetiva integrada e multidisciplinar. Desde sempre demonstrou interesse e empenho na questão do género na investigação e foi presidente da Amonet, a Associação Portuguesa de Mulheres Cientistas. Em dezembro de 2021 recebeu o Prémio Maria de Lourdes Pintasilgo 2020, atribuído pelo Instituto Superior Técnico (Técnico).

Programa e mais informação na Página do ISA