Resultados do 6º Concurso de Estímulo do Emprego Científico – Individual
A FCT publicou hoje, 28 de novembro, os resultados provisórios do Concurso de Estímulo ao Emprego Científico – Individual – 6ª Edição (CEEC Individual), no qual são atribuídos 400 novos contratos de trabalho a investigadores e investigadoras com doutoramento em todas as áreas científicas e que representa um investimento financeiro de cerca de 126 milhões de euros. No conjunto das 6 edições realizadas, o CEEC Individual já atribuiu um total de 2300 contratos a investigadores e investigadoras com doutoramento.
Nesta 6ª edição do CEEC Individual foram avaliadas 2746 candidaturas. Os 400 investigadores e investigadoras selecionados distribuem-se em três categorias contratuais: 193 contratos de Júnior, 158 de Auxiliar e 49 de Principal. Das 400 candidaturas selecionadas, 13 referem-se a candidaturas aprovadas via Decreto-lei nº29/2001, de 3 de fevereiro, tendo os restantes 387 contratos sido distribuídos proporcionalmente por categoria e por painel de avaliação, de acordo com o número de candidaturas avaliadas.
Nesta 6ª edição, e de modo a aferir o mérito das candidaturas de forma qualitativa, foi-lhes solicitado que apresentassem de forma narrativa o seu percurso científico e curricular, descrevendo a sua trajetória de investigação.
Das candidaturas selecionadas, 56% são de mulheres e 30% são de investigadores e investigadoras de nacionalidade estrangeira. Os países com maior representatividade são: a Espanha (20 investigadores/investigadoras), a Itália (20) e o Brasil (14). Consulte o resumo estatístico.
As candidaturas foram selecionadas através de um processo de avaliação e classificação realizado por 29 Painéis internacionais, perfazendo um total de 342 avaliadores. Nesta edição, houve uma renovação global dos Painéis em 98%, tendo sido de 100% em 25 deles, face à edição anterior. A percentagem de mulheres avaliadoras foi de 48%. Consulte a constituição dos painéis de avaliação.
Após esta divulgação de resultados provisórios inicia-se o período de audiência prévia, de dez dias úteis, durante o qual as candidatas e os candidatos não selecionados podem contrapor a sua avaliação.
Os contratos de trabalho deverão ser assinados entre os investigadores/investigadoras e as instituições de acolhimento num prazo de 90 dias após a assinatura dos contratos-programa, entre estas e a FCT. Tal acontecerá após a divulgação dos resultados finais (pós-audiência prévia).
O CEEC Individual é um dos instrumentos de financiamento da contratação de investigadores definidos pelo Regulamento do Emprego Científico lançado em 2017 pela FCT, na sequência da publicação do Decreto-Lei n.º 57/2016, e atualizado recentemente (ver aqui a atual versão do REC). O CEEC Individual realiza-se anualmente desde 2018. Em baixo é apresentado um quadro com o resumo das 6 edições já concluídas.
Notícia FCT