Resultados do Concurso de Bolsas Maria de Sousa 2022

(Only available in Portuguese)

A FCT anunciou os resultados provisórios do Concurso de Bolsas de Investigação para Doutoramento Maria de Sousa 2022, aberto em colaboração com a Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica (AICIB). Serão financiadas 10 bolsas, correspondendo a um investimento de cerca de 773 mil euros.

Maria_de_Sousa_foto

Este concurso teve como objetivo financiar bolsas de investigação para doutoramento orientadas para a obtenção de novos conhecimentos que permitam criar competências para respostas a fenómenos virológicos, incluindo pandémicos, e que se traduzam em medidas de prevenção eficientes, melhores cuidados de saúde e a um apoio efetivo aos cidadãos.

A esta edição do concurso foram submetidas 42 candidaturas, das quais 37 reuniram os requisitos para avaliação. As 10 bolsas a atribuir correspondem a uma taxa de sucesso de 27% das candidaturas avaliadas. Os resultados provisórios da avaliação mostram que 60% dos candidatos/as selecionados são mulheres, que 20% dos/as candidatos/as têm nacionalidade estrangeira e que 30% dos planos de trabalho são realizados em articulação com investigadores e instituições estrangeiras.

As bolsas a atribuir contribuem para os seguintes objetivos definidos no aviso do concurso:

1. Epidemiologia e fatores de risco de infeção e doença grave por vírus;
2. A interação Homem-animal, mecanismos de resistência e de transmissão interespécies dos vírus, e risco de pandemias;
3. Estratégias de prevenção e preparação para novas epidemias de origem virológica, incluindo vacinas;
4. Abordagens inovadoras, incluindo novos métodos e novas tecnologias, para o diagnóstico de doenças virológicas;
5. Caracterização dos mecanismos de infeção viral;
6. Caracterização da resposta do hospedeiro, imunológica celular e serológica, à infeção por vírus, impacto da idade e comorbilidades;
7. Desenvolvimento de novas terapias e de novas abordagens terapêuticas, incluindo equipamentos de suporte de vida e de proteção individual para o combate a doenças virológicas;
9. Impacto psicológico e alterações de comportamento associados a epidemias ou pandemias de origem virológica.

O enquadramento dos planos de trabalho das candidaturas financiadas nos objetivos do concurso espelhados mostra uma maior incidência no objetivo 3, com um total de 4 bolsas (22%), seguindo-se os objetivos 5 e 7, com um total de 3 bolsas cada (17%).

As candidaturas foram avaliadas por um painel científico com um sistema de avaliação por pares, com três critérios de avaliação: mérito do candidato, mérito do plano de trabalho e mérito das condições de acolhimento. Neste painel de avaliação participaram 11 peritos da comunidade científica, dos quais 6 (55%) são mulheres.

O título de Maria de Sousa dado a este concurso de bolsas de investigação para doutoramento, que teve a sua 1.ª edição em 2021, é uma homenagem à investigadora, Professora emérita da Universidade do Porto e investigadora emérita do Instituto i3S, e também professora catedrática jubilada do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, consagrada internacionalmente pelos seus estudos na área imunológica e especialmente sobre a área timo-dependente, ou área T.