Ricardo Conde é o novo presidente da Agência Espacial Portuguesa

Ricardo Conde foi escolhido para presidente da Agência Espacial Portuguesa e sucede a Chiara Manfletti, a primeira presidente, que ocupou o cargo de março de 2019 a setembro de 2020. Na sequência da realização de um concurso internacional o comité de seleção, composto por Paulo Ferrão, membro fundador da Agência Espacial Portuguesa e ex-presidente da Fundação para Ciência e Tecnologia (FCT), Miguel Bello, presidente do Centro Internacional de Investigação do Atlântico (AIR Centre), e Chiara Manfletti, escolheu em Assembleia Geral da Agência Espacial Portuguesa Ricardo Conde para presidente.

aluno_doutoramento

Ricardo Conde integrava a direção da Agência Espacial Portuguesa desde 2019 e já ocupava, desde setembro de 2020, o cargo de presidente interino. É licenciado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico de Lisboa e está ligado ao setor aeronáutico e espacial desde 1993, tendo participado em vários programas nacionais e internacionais nesta área, em particular nos segmentos Espaço e Terra.

O atual presidente da Agência Espacial Portuguesa pretende dar continuidade ao trabalho da sua antecessora e relembra os grandes desafios programáticos destinados a criar uma agenda de industrialização do setor espacial, como o lançamento de uma constelação de satélites de observação da terra com sensores de alta resolução, posicionando Portugal como um grande operador europeu nesta área. Foca ainda a necessidade de criação de uma política de dados de observação da terra, o chamado Digital Planet, que reforce o ecossistema de desenvolvimento de aplicações de downstream, indo ao encontro das necessidades do país na utilização das tecnologias do Espaço, em setores que vão da Gestão do Território à Monitorização Marítima. A aposta na industrialização do setor espacial contempla o desenvolvimento de micro-lançadores, criando assim condições de atratividade para captar empresas europeias para a sua operação, seja na procura de soluções no segmento da segurança espacial ou na resolução dos problemas do lixo espacial, em que Portugal pretende ocupar uma posição de liderança.

A Agência Nacional “Portugal Space” é responsável por promover e executar a Estratégia “Portugal Espaço 2030” e articular a gestão dos vários programas nacionais ligados ao Espaço, fomentando o investimento, a criação de emprego qualificado e a prestação de serviços ligados a ciências e tecnologias do Espaço em estreita articulação com a Agência Espacial Europeia (ESA) e com o processo de desenvolvimento do Centro Internacional de Investigação do Atlântico (AIR Centre). É também seu objetivo impulsionar o panorama espacial europeu através da cooperação internacional, nomeadamente ao nível da ESA e de outras agências espaciais europeias. Tem ainda a responsabilidade de implementação e promoção do programa “AZORES International Satellite launch Programme” (AZORES ISLP), em parceria com a ESA.

A Portugal Space tem sede instalada na Ilha de Santa Maria nos Açores e instalações em Lisboa, no Palácio das Laranjeiras. Tem por objetivo estimular o setor do Espaço em Portugal, criando condições para o desenvolvimento da capacidade e de competências nacionais no domínio da indústria espacial, nomeadamente das novas indústrias do Espaço (“New Space Industries”), mas também da investigação científica, inovação, educação e cultura científica, no que ao Espaço diz respeito.