Sessão de Esclarecimento e Apoio à Participação no EIT Urban Mobility
Informamos que se irá realizar uma Sessão de Esclarecimento e Apoio à Participação no EIT Urban Mobility, a ter lugar no dia 6 de Março, pelas 17h, na Reitoria da ULisboa.
A Universidade de Lisboa confirmou a sua posição de Core Member do EIT Urban Mobility(EIT-UM), o que será oficializado na Assembleia Geral da EIT-UM nos próximos dias 3 e 4 de Março em Eindhoven.
A entrada da UL nesta iniciativa abre um conjunto de oportunidades no domínio da investigação e também de educação, pelo acesso ao co-financiamento destas actividades e expansão das nossas ações através de uma sólida rede de excelência de Empresas, Entidades Publicas, Universidades, Centros de Investigação, Empresas Tecnológicas e praticantes em geral. A EIT-UM tem um co-financiamento do EIT de 400 M€ para um primeiro período de 6 anos (2020-2026).
A Reitoria da UL estabeleceu uma equipa de coordenação que tem por missão facilitar e estimular a participação das várias escolas da UL e dos seus investigadores, docentes e alunos nas várias oportunidades que o EIT-UM vai oferecer. Essa equipa de coordenação é constituida pelos seguintes elementos: Prof José M. Pinto Paixão (Vice-Reitor); Profª Rosário Macário (IST) ; Prof Vitor Escária (ISEG), apoiada por um grupo de apoio (detalhes nos slides).
Estão neste momento abertas duas calls para projectos de investigação e inovação:
– A call designada de 2020 (para actividades a serem executadas em 2020) tem como deadline 17 Abril de 2020. Esta chamada tem âmbito temático mais limitado e focaliza-se no “Envolvimento dos Cidadãos e Atividades RIS a serem executadas em 2020”.
– A call designada de 2021 (para actividades a serem executadas em 2021) tem como deadline 30 de Abril de 2020
- EIT_Urban_Mobility_Call_for_Proposals_2021_sent (PDF, 893 KB)
É objectivo central da EIT-UM acelerar a transferência de inovação na mobilidade para as cidades, por forma a melhorar a sua condição de sustentabilidade e qualidade de vida. Os programas da EIT-UM focam-se nos seguintes 8 desafios:
Challenge 1 (C1) Achieving sustainable urban growth;
Challenge 2 (C2) Decongesting our transport networks;
Challenge 3 (C3) Growing interdisciplinary talent;
Challenge 4 (C4) Eco-efficient and safe transport for people and goods, including waste;
Challenge 5 (C5) Data exploitation;
Challenge 6 (C6) Boosting the competitiveness of the mobility industry;
Challenge 7 (C7) Shaping the framework for regulatory and behavioural change;
Challenge 8 (C8); Urban governance