Organizações
As organizações interessadas em participar no programa Erasmus+ podem envolver-se numa série de atividades de desenvolvimento e de criação de redes, incluindo a melhoria estratégica das competências profissionais do seu pessoal, o desenvolvimento das capacidades organizacionais e a criação de parcerias transnacionais de cooperação com organizações de outros países, tendo em vista a obtenção de resultados inovadores e o intercâmbio de boas práticas.
Além disso, as organizações facilitam a mobilidade para fins de aprendizagem de estudantes, membros do pessoal, estagiários, aprendizes, voluntários, animadores de juventude e jovens.
As organizações beneficiam de uma melhor capacidade para operar à escala internacional, de melhores métodos de gestão, do acesso a um maior número de projetos e oportunidades de financiamento e de uma melhor preparação, gestão e acompanhamento dos projetos, bem como de programas mais atraentes para os estudantes e membros do pessoal.
As organizações podem beneficiar do Erasmus+ através das seguintes Ações:
1. Ação-chave 1: Mobilidade individual para fins de aprendizagem – visa incentivar a mobilidade dos estudantes, pessoal, voluntários, animadores de juventude, dos jovens em geral e dos membros do pessoal do ensino superior:
- Estudantes e membros do pessoal do ensino superior
- Alunos e membros do pessoal do ensino e formação profissionais
- Membros do pessoal do ensino pré-escolar e escolar
- Membros de pessoal ligado à educação de adultos
- Jovens e animadores de juventude
- Eventos em larga escala do Serviço Voluntário Europeu
- Mestrados conjuntos Erasmus Mundus
- Empréstimos para mestrados Erasmus+
2. Ação-chave 2: Inovação e boas práticas – visa desenvolver os setores do ensino, da formação e da juventude através de cinco atividades principais:
- Parcerias Estratégicas
- Alianças do Conhecimento
- Alianças de Competências Setoriais
- Reforço de capacidades (ensino superior)
- Reforço de capacidades (jovens)
3. Ação-chave 3: Apoio à reforma das políticas – visa aumentar a participação dos jovens na vida democrática e contribuir para o desenvolvimento do conhecimento nos domínios da educação, da formação e da juventude através de:
- Diálogo estruturado
- Cooperação com a sociedade civil: juventude
- Cooperação com a sociedade civil: educação e formação
- Iniciativas em favor de políticas inovadoras
- Quadros estratégicos globais para o ensino e a formação profissionais contínuos
- Apoio às PME que oferecem possibilidades de aprendizagem
4. Jean Monnet – Oportunidades de ensino, investigação e debate sobre a UE e as suas políticas.
- Módulos – Programas de ensino curtos, com um mínimo de 40 horas por ano letivo, com uma abordagem geral, específica ou pluridisciplinar dos estudos europeus.
- Cátedras – Postos docentes com uma especialização em estudos europeus para professores universitários, com, pelo menos, 90 horas de ensino por ano letivo.
- Centros de excelência – Centros que constituem pontos focais de competências e conhecimentos especializados sobre os assuntos europeus.
- Apoio a associações – Contribui para o estudo dos processo de integração europeia, reunindo catedráticos, professores e investigadores especializados em estudos europeus.
- Redes – Criar e desenvolver consórcios no domínio dos estudos europeus.
- Projetos – apoiar a inovação, a partilha de conhecimentos e a comunicação sobre assuntos europeus.
5. Desporto – o objetivo é conceber e levar a cabo atividades conjuntas para promover o desporto e a atividade física.