INTERREG VC – Urbact
Por mais de dez anos, o programa URBACT foi o programa de Cooperação Territorial Europeia com o objetivo de promover o desenvolvimento urbano sustentável em cidades da Europa. É um instrumento da Política de Coesão, co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, os 28 Estados-Membros, a Noruega e a Suíça.
A missão da URBACT é permitir que as cidades trabalhem em conjunto e desenvolvam soluções integradas para desafios urbanos comuns, criando redes, aprendendo com as experiências do outro, desenhando lições e identificando boas práticas para melhorar as políticas urbanas.
Na sequência do sucesso dos programas URBACT I e II, o URBACT III (2014-2020) foi desenvolvido para continuar a promover o desenvolvimento urbano integrado sustentável e contribuir para a implementação da Estratégia Europa 2020.
O programa URBACT III será organizado em torno de quatro objetivos principais:
- Capacidade de entrega de políticas: melhorar a capacidade das cidades para gerenciar políticas e práticas urbanas sustentáveis de forma integrada e participativa.
- Design de políticas: melhorar o desenho de políticas e práticas urbanas sustentáveis nas cidades.
- Implementação de políticas: para melhorar a implementação de estratégias e ações urbanas integradas e sustentáveis nas cidades.
- Construindo e Partilhando Conhecimento: Para garantir que os profissionais e tomadores de decisão em todos os níveis tenham acesso ao conhecimento, compartilhem o seu know-how em todos os aspectos do desenvolvimento urbano sustentável, a fim de melhorar as políticas de desenvolvimento urbano.
Para alcançar esses objetivos, o URBACT III desenvolverá três tipos de ações:
- Troca transnacional,
- Capacitação
- Capitalização e divulgação.
Cada uma dessas intervenções será baseada nos pontos fortes desenvolvidos no URBACT II.
A URBACT utiliza recursos e know-how para fortalecer a capacidade das cidades de oferecer estratégias e ações urbanas integradas na temática de acordo com seus desafios. Os principais participantes-alvo incluem profissionais, gestores dos ambientes urbanos, representantes eleitos e partes interessadas de outras agências públicas, do setor privado e da sociedade civil.
As redes de partilha e aprendizagem transnacional são uma das principais vertentes das atividades do programa URBACT. Pretendem apoiar cidades europeias com a concepção e implementação de políticas urbanas integradas sustentáveis. Dependendo da situação e das necessidades locais, as cidades podem participar do URBACT participando de 3 tipos diferentes de redes:
- Redes de planeamento de ação: apoiar as cidades no enfrentamento de um desafio político, produzindo um plano de ação integrado
- Redes de implementação: apoiar as cidades com a implementação de uma estratégia / plano de ação urbano integrado existente
- Redes de transferência: apoiar as cidades na adaptação e reutilização de uma boa prática para melhorar suas políticas urbanas
As redes URBACT são aprovadas através de convocatórias. Para 2014-2020, serão lançados diferentes convites à apresentação de propostas para os 3 tipos de redes.
Mais info:
- Programa Operacional URBACT III (PDF, 2MB)
- Manual do Programa (PDF, 2MB) (última atualização em outubro de 2016).
- Resumo do Cidadão URBACT III (PDF, 1MB) (que define as várias atividades URBACT em 2016).
- Lista de beneficiários do URBACT III (PDF, 200KB) (última atualização em janeiro de 2019).