Abriu a 5ª edição do Concurso de Projetos de Computação Avançada

Fotografia de um especialista de IT num datacenter

A FCT abriu as cadidaturas à 5ª edição do Concurso de Projetos de Computação Avançada (CPCA). Este concurso visa disponibilizar recursos computacionais a projetos científicos de inovação nacionais, promovendo a investigação em áreas de grande impacto e relevância e lançada pela FCCN, serviços digitais da FCT. Para apoiar os candidatos, será realizada uma primeira sessão de esclarecimentos online, no dia 24 de setembro, às 12h00. Os interessados podem registar-se através do link: Sessão de esclarecimentos via Colibri-Zoom.

Além das candidaturas para acessos A0 e A1, que se estendem até setembro de 2025, esta edição traz novidades para os acessos A2 e A3, existindo dois momentos de candidatura: um primeiro até 10 de outubro de 2024 e uma segunda fase já em 2025. A primeira fase, exclusivamente por “via rápida”, destina-se a projetos com avaliação prévia em concursos anteriores. Mais detalhes e critérios sobre a “via rápida” e “via integral” podem ser encontrados no aviso de abertura do concurso.

Nesta edição do CPCA será dado acesso a três importantes plataformas de computação de alto desempenho: o MareNostrum 5, um dos supercomputadores mais poderosos da Europa, e o Deucalion, supercomputador português de última geração. Estes supercomputadores, ambos financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), permitem maior escalabilidade e performance em diversas áreas de investigação e inovação. Os investigadores podem também utilizar os serviços HPC e Cloud da INCD (Infraestrutura Nacional de Computação Distribuída), ideal para projetos com necessidades de armazenamento e computação flexíveis.

O concurso disponibilizará mais de 560 milhões de CPU core.horas. Serão aceites candidaturas em todas as áreas científicas com utilização de Computação de Alto Desempenho (High Performance Computing – HPC), Computação para Inteligência Artificial (IA) ou Computação em Cloud Científica.

Todos os investigadores de instituições nacionais, públicas ou privadas podem submeter candidaturas para aceder a recursos computacionais em diferentes tipos de acesso: A0 – Acesso experimental – dirigido a utilizadores sem experiência prévia ou para projetos de pequena escala, até 6 meses; A1 – Acesso desenvolvimento – para projetos de média escala com necessidades mais complexas de computação, até 12 meses; A2 – Acesso regular – para projetos de grande escala, para utilizadores experientes em HPC, IA ou Cloud, durante 12 meses; A3 – Acesso maior dimensão – para projetos de larga escala, com elevado consumo de recursos computacionais e que exigem infraestruturas como o Deucalion ou MareNostrum 5, durante 12 meses.

Para mais informações sugere-se a visita à informação disponível no site da FCT e consulta da página dos concursos abertos.

As candidaturas devem ser submetidas na Plataforma myFCT. Os resultados serão divulgados depois da aprovação da FCT, após o encerramento de cada período de candidaturas.

 

Notícia FCT

Categorias