FCT abre 1450 vagas no Concurso de Bolsas de Doutoramento 2023

Inicia-se hoje, dia 1 de março, o período de candidaturas ao Concurso para Atribuição de Bolsas de Investigação para Doutoramento em todos os Domínios Científicos 2023, da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), que decorre até às 17h00 do dia 31 de março. Prevê-se a atribuição de 1450 bolsas de doutoramento, das quais 400 serão alocadas a uma linha de candidatura específica para planos de trabalhos desenvolvidos em entidades não académicas.

As Bolsas de Investigação para Doutoramento destinam-se a candidatos inscritos, ou que satisfaçam as condições necessárias para se inscreverem, num ciclo de estudos conducente à obtenção do grau académico de doutor e que pretendam desenvolver atividades de investigação conducentes à obtenção desse grau.

Para além da linha de candidatura geral, em todas as áreas científicas, para trabalhos de investigação a desenvolver em instituições científicas e académicas, o concurso tem aberta uma linha de candidatura específica para bolsas de investigação cujos planos de trabalhos decorram parcialmente numa ou mais entidades não académicas.

Prosseguindo uma política pública de formação avançada assente na investigação com relevância social, a FCT reforça assim, em 2023, a cooperação institucional e a ligação entre os planos de trabalhos desenvolvidos em ambiente académico e não académico, entendido este numa aceção ampla, que inclui empresas, laboratórios colaborativos, centros de tecnologia e inovação e outros centros de interface, entidades da administração pública ou entidades do terceiro setor.

As entidades não académicas, através do acolhimento de bolseiros de doutoramento, podem beneficiar de uma política pública de promoção do financiamento de ciência, fortalecendo as sinergias com o ambiente científico e académico e potenciando a inovação e a competitividade. Neste sentido, a FCT abriu para as entidades não académicas uma manifestação de interesse para acolhimento de doutorandos, que já conta com mais de 170 entidades que responderam, numa lista publicada com atualização permanentemente.

A FCT visa a qualificação dos doutorandos através de uma formação com impacto na valorização das organizações envolvidas, intervenientes nas áreas da ciência, da inovação, da saúde, da educação, da cultura ou do bem-estar social, entre outras. A Formação Avançada constitui um vetor essencial do Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia, contribuindo para a renovação da massa crítica, a excelência, a inovação e a ligação à sociedade. Atualmente, a FCT tem mais de 7200 bolsas de doutoramento com período de execução a decorrer. Em 2022, o apoio da FCT na área da formação avançada correspondeu a um investimento de 135 M€.

Mais informação:

Páginas do Concurso Bolsas de Doutoramento 2023:

Linha de Candidatura Geral

Linha de Candidatura Específica em Ambiente Não Académico

Convite à manifestação de interesse para instituições não académicas

Bolsas de Doutoramento em ambiente não académico – Perguntas e Respostas

 

Notícia FCT

Categorias