FCT divulga resultados da 2ª Edição do CEEC Institucional

A FCT comunicou hoje os resultados provisórios da 2ª Edição do Concurso de Estímulo ao Emprego Científico Institucional (CEEC Institucional).  Foram aprovadas para financiamento 60 das 87 candidaturas apresentadas, e atribuídas 305 posições contratuais de doutorados para um período de 6 anos, correspondendo a um investimento financeiro total de 97.7 milhões de euros.

As candidaturas foram avaliadas por um painel de avaliação internacional que atribuiu uma classificação de mérito e distribuiu as vagas disponíveis por cada candidatura com base na classificação de mérito e na caracterização institucional representada pelo número total de doutorados e o número de concursos a abrir pelas instituições nos próximos cinco anos para posições de carreira.

A distribuição das posições a financiar por tipo e nível de contrato foi a seguinte: 183 contratos de investigadores a termo; 92 contratos para a carreira de investigação científica e 30 contratos para a carreira docente universitária e politécnica.

Após esta divulgação de resultados provisórios inicia-se o período de audiência prévia.

O CEEC Institucional é um dos instrumentos de financiamento da contratação de investigadores definidos pelo Regulamento do Emprego Científico lançado em 2017 pela FCT, na sequência da publicação do Decreto-Lei n.º 57/2016. Na 1ª edição do CEEC Institucional foram atribuídas 412 posições contratuais.

O concurso CEEC Institucional tem uma periodicidade bianual e integra o conjunto dos grandes concursos estruturantes da FCT, cuja calendarização está estabelecida até 2022 e publicada aqui.

No âmbito da política de estímulo à contratação de doutorados e do fortalecimento da contribuição da I&D para as políticas públicas da ciência, a FCT está a preparar um concurso de estímulo ao emprego científico específico adicional, dirigido exclusivamente aos Laboratórios Associados, a lançar ainda durante 2021.

 

Notícia FCT

Categorias