Big Ideas in Astronomy: A Proposed Definition of Astronomy Literacy

(Only Available in Portuguese)

Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), unidade de I&D financiada pela FCT, lidera em conjunto com o Observatório de Leiden, da Universidade de Leiden, nos Países Baixos, uma iniciativa que pretende promover a compreensão global sobre a Astronomia. O projeto intitula-se Grandes Ideias em Astronomia e consiste num pequeno livro que resume o que todas as pessoas deverão saber sobre o Universo e o nosso lugar nele, que deu também origem a um website, que está agora em múltiplas línguas e acessível a qualquer hora, em qualquer lugar.

Night sky

“Grandes Ideias em Astronomia: Uma Proposta de Definição de Literacia em Astronomia” é o culminar de anos de debate e discussão sobre os temas essenciais que uma pessoa letrada em astronomia, em qualquer parte do mundo, deverá saber. Está estruturado à semelhança de outros projetos de literacia científica internacionais, com onze ideias-chapéu que preenchem apenas pouco mais de 70 páginas de um pequeno livro, e também um website.

Cada grande ideia funciona como o ponto de entrada para conceitos fascinantes, conhecidos desde a Antiguidade ou desde apenas há algumas décadas, cobrindo aspetos históricos, teóricos e observacionais da astronomia. É agora uma referência online em línguas como o árabe, bengali, português, francês do Haiti, ou japonês, e mais línguas estão a caminho.

Depois de dois anos de contribuições da comunidade mundial de cientistas, educadores e comunicadores, o documento Grandes Ideias em Astronomia foi entregue ao Gabinete para a Educação em Astronomia (OAE) da União Astronómica Internacional (IAU), cuja missão é apoiar os astrónomos profissionais e educadores em astronomia a nível mundial a levarem o fascínio da astronomia até às escolas.

Sob esta missão, o OAE irá dar continuidade à implementação e garantir os próximos passos das Grandes Ideias em Astronomia, que são: conduzir estudos empíricos sobre as Grandes Ideias, fomentar o desenvolvimento de currículos escolares alinhados com elas, promover a produção de recursos educativos e de materiais para a formação de professores, e preparar relatórios estratégicos para o desenvolvimento curricular.

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