INTERREG VC -Europe
A Interreg Europe ajuda os governos regionais e locais em toda a Europa a desenvolver e promover melhores políticas. Ao criar um ambiente e oportunidades de partilha de soluções, procurando garantir que o investimento, a inovação e os esforços de implementação do governo conduzam a um impacto integrado e sustentável para as pessoas e os lugares.
Um melhor desempenho leva a melhores resultados. Com base no seu precursor, INTERREG IVC (2007-2013), a Interreg Europe pretende obter o máximo retorno dos financiamentos pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) para 2014-2020.
Para atingir esse objetivo, a Interreg Europe oferece oportunidades para as autoridades públicas regionais e locais em toda a Europa para compartilharem ideias e experiências sobre políticas públicas na prática, melhorando estratégias para seus cidadãos e comunidades.
A Interreg Europe existe para auxiliar três tipos de beneficiários:
- Autoridades públicas – locais, regionais e nacionais
- Autoridades de gestão/organismos intermédios – responsáveis pelos programas de Investimento para Crescimento e Emprego ou Cooperação Territorial Europeia
- Agências, institutos de pesquisa, organizações temáticas e sem fins lucrativos – embora não seja o principal grupo-alvo, este tipo de organizações também podem trabalhar com a Interreg Europe, iniciando o envolvimento dos formuladores de políticas locais, a fim de identificar opções de colaboração com a Interreg Europe
As organizações que trabalham com a Interreg Europe também devem estar situadas num dos 28 Estados-Membros da UE, Suíça ou Noruega.
Qualquer ação desenvolvida com suporte financeiro da Interreg Europe deve ser enquadrada numa das quatro categorias seguintes: Pesquisa e inovação; Competitividade PME; Eficiência ambiental e de recursos; Economia de baixo carbono.
Projetos de cooperação inter-regional
A Interreg Europe co-financiará até 85% das atividades do projeto realizadas em parceria com outras organizações de políticas baseadas em diferentes países da Europa.
Através de projetos de cooperação inter-regional, os parceiros devem identificar um interesse comum e depois trabalhar em conjunto por 3-5 anos.
Inicialmente, os parceiros irão partilhar experiências, ideias e know-how sobre a melhor forma de lidar com o problema em questão. Cada região parceira deve:
- Produzir um plano de ação
- Criar um grupo de partes interessadas
- Participar nas Plataformas de Aprendizagem de Políticas da Interreg Europe
Após esta fase, cada parceiro deve monitorar o progresso da implementação de seu plano de ação e reportar ao parceiro principal. Podem ser suportadas acções piloto durante este período.
Mais info: