HORIZONTE EUROPA – EUROPEAN INNOVATION ECOSYSTEMS (EIE)
Estão abertos quatro concursos no âmbito dos European Innovation Ecosystems (EIE) do Horizonte Europa, nas áreas “Destination CONNECT: Interconnected Innovation Ecosystems” e “Destination SCALEUP: Elevating the scalability potential of European business”.
A convocatória CONNECT “Preparatory action for setting up joint programmes among innovation ecosystems actors” pretende contribuir para o diálogo e facilitar a cooperação a nível europeu entre entidades públicas e privadas no desenvolvimento de um ecossistema europeu de inovação mais dinâmico, inclusivo e interconectado. A segunda convocatória CONNECT “Building capabilities in innovation procurement” tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento de estratégias para o estabelecimento de um sistema sustentável de compras públicas de inovação. As candidaturas a estes concursos podem ser submetidas até ao dia 26 de outubro.
As convocatórias da área SCALEUP “Expanding Acceleration Ecosystems” e “Scaling up deep tech ecosystems” aceitam candidaturas até ao dia 10 de novembro e pretendem promover a ligação e transferência de conhecimento e boas práticas entre ecossistemas de regiões classificadas com diferentes graus de inovação e incentivar o desenvolvimento de ecossistemas deep tech, na envolvente das infraestruturas de I&D pan-europeias, respetivamente.
Os European Innovation Ecosystems são um Programa de Trabalhos integrado no Pilar 3 “Innovative Europe” do Horizonte Europa, que compreende o financiamento de atividades de apoio ao fortalecimento, conectividade e inclusão dos ecossistemas de investigação e inovação europeus.
Os principais beneficiários destas ações são todos os organismos relevantes de ecossistemas de inovação que atuam no âmbito da “hélice quádrupla” (Universidades, Governo, Empresas e Sociedade), incluindo os organismos de suporte aos ecossistemas de inovação nacionais, regionais e locais (e.g., agências de inovação, incubadoras, aceleradoras, clusters de competitividade, infraestruturas tecnológicas, redes de suporte ao negócio, agentes de inovação social, etc ), e outras entidades públicas e privadas (e.g., PMEs inovadoras, start-ups, empresas públicas, academia, RTOs, centros de interface tecnológico, investidores, fundações, associações e a sociedade civil, etc).
Conheça o programa de trabalhos e destinatários das ações dos European Innovation Ecosystems aqui.
Candidaturas e mais informação aqui.