FCT reforça parcerias com instituições académicas americanas

A Presidente da FCT, Madalena Alves, integrou a comitiva do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior numa visita à Califórnia, nos Estados Unidos da América (EUA), de 20 a 24 de fevereiro, com o objetivo de estabelecer colaborações entre a FCT e duas prestigiadas Universidades da Califórnia: Universidade da Califórnia Berkeley e a Universidade de Stanford.

Durante a visita, a FCT assinou um memorando de entendimento, o primeiro a ser assinado a nível mundial, com a nova escola da Universidade de Stanford, a Stanford Doerr School of Sustainability, uma escola inovadora e orientada para a investigação em soluções com elevado impacto nos desafios da sustentabilidade e das alterações climáticas.

Para já, ficou estabelecida a mobilidade recíproca entre instituições Portugueses e a Doerr School of Sustainability que inclui investigadores, estudantes e professores. A concretização deste memorando surge no seguimento da visita à Califórnia do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, em setembro de 2022.

Para além deste memorando, foi também negociado um acordo entre a FCT e a Universidade da Califórnia, Berkeley, que será assinado em breve e que terá objetivos idênticos.

Desta forma, pretende-se não só fortalecer a relação e parcerias com instituições de ensino superior e científicas da Califórnia, onde vários alunos e professores portugueses se têm vindo a distinguir pelo trabalho desempenhado, como reforçar a abertura destas universidades norte-americanas para trabalharem com instituições académicas portuguesas.

No âmbito desta deslocação tiveram também lugar visitas a empresas lideradas por luso-americanos, e tiveram lugar seminários com a participação de empreendedores portugueses que têm empresas na Califórnia ou trabalham em empresas na região.

 

Notícia FCT

Categorias