Comissão Europeia lança inquérito para apoiar a avaliação das 5 Missões da União Europeia
Inquérito disponível até dia 15 de março
A Direção-Geral de Investigação e Inovação da Comissão Europeia lançou, em 2022, um estudo de apoio de avaliação das 5 Missões da União Europeia (UE), de revisão das áreas de Missão e de análise do portefólio de instrumentos e ações das Missões da UE. No âmbito deste estudo, foi lançado um inquérito com o propósito de assegurar a consulta das Missões a um vasto leque de interessados nos Estados-Membros da UE. O inquérito está disponível até dia 15 de março.
Este estudo teve como objetivo contribuir para a avaliação do progresso das Missões, através da recolha e análise de dados e evidências sobre o processo de seleção, orçamento, orientação e progresso alcançado até ao momento, identificando o seu funcionamento e retirando sugestões de melhoria na implementação das Missões.
As Missões da UE surgem como uma novidade do Programa Horizonte Europa (2021-2027) e são uma forma de trazer soluções concretas para alguns dos maiores desafios da sociedade atual, tendo que produzir resultados concretos até 2030.
Consulte o estudo e participe no inquérito aqui.
Portugal nas Missões da União Europeia
A ANI, no âmbito da Rede PERIN, acompanha em Portugal as 4 Missões “Planeta” do Horizonte Europa (Clima, Cidades, Oceanos e Solos). Nos dois primeiros anos do Horizonte Europa (2021-2022), Portugal captou cerca de 30 milhões de euros (M€) nos 38 projetos que foram apresentados para financiamento nos concursos lançados no âmbito destas 4 Missões, representando uma taxa de retorno financeiro de 4% e uma taxa de sucesso de 34%, seis pontos percentuais acima face à taxa de sucesso europeia (28%).
Nestes concursos destaca-se o bom desempenho nacional nas Missões Clima e Oceano, com taxas de retorno financeiro acima dos 5% e a coordenação nacional em 3 projetos na Missão Oceano: a Universidade de Aveiro coordena o A-AAgora, um projeto da Lighthouse Atlântico-Ártico; o AIR Centre coordena o BlueMissionAA, projeto de apoio à implementação da Missão nas bacias do Atlântico e do Ártico (ambos inseridos no objetivo 1 da Missão – restauro da biodiversidade e ecossistemas marinhos) e o CIIMAR que coordena o NETTAGPlus na área da prevenção e eliminação da poluição e lixo marinho (objetivo 2), em particular na poluição causada pelas pescas.
Entre as 80 participações nacionais nos 38 projetos destas Missões, distribuídas pelas 7 regiões NUT, com predominância da região norte (32,5%) e quase 50% do setor académico, destaca-se: o envolvimento da UNL em 4 projetos das Missões Clima, Oceanos e Solos e a participação de entidades regionais e municipais em 6 projetos, sobretudo na Missão Clima.
Notícia ANI