PROJETO PORTUGUÊS VENCE PRÉMIO EUSEW NA CATEGORIA DE INOVAÇÃO
Parque Solar Flutuante de Alqueva
O projeto Parque Solar Flutuante de Alqueva, em Portugal, venceu o prémio da European Sustainable Energy Week (EUSEW), na categoria Inovação, promovido pela Comissão Europeia.
O Parque Solar Flutuante de Alqueva, liderado pela EDP, considerado o maior parque da Europa em albufeira de barragem e com inovação tecnológica testada pela 1ª vez em Portugal, tem como objetivo reunir energia solar, energia hidroelétrica e armazenamento em bateria, numa tecnologia inovadora para reduzir as emissões e proteger a natureza em simultâneo.
A categoria Innovation reconhece projetos em andamento ou concluídos, financiados pela União Europeia, que demonstrem um caminho original e inovador em direção à transição energética.
Na categoria Local Energy Action, venceu o projeto KLIK (Križevci Laboratory for Innovation in Climate), por desenvolver uma comunidade de energia na Croácia, levando energia limpa aos cidadãos e por ter a ambição de ter 20% das residências da cidade croata de Križevci, instalando sistemas fotovoltaicos (PV) até 2030. Esta categoria reconhece ações de energia sustentáveis implementadas, impulsionadas por um grupo de cidadãos ou consumidores, que contribuam para a transição energética a nível comunitário ou local.
Na categoria Women in Energy, Anastasia-Maria Moschovi ganhou o prémio, pelo seu trabalho como engenheira de materiais, trazendo inovação energética para a Grécia. Esta categoria reconhece mulheres que lideram atividades de destaque que ajudam a promover a transição para energia limpa para a Europa.
A EUSEW é a maior conferência anual dedicada às energias renováveis e à eficiência energética na Europa.
Notícia ANI