FCT celebra protocolos com CES e ACM para investigação em áreas sociais
A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) celebrou dia 4 de julho um protocolo com o Conselho Económico e Social (CES) e outro que juntou a estas duas o Alto Comissariado para as Migrações (ACM), e que têm em vista a promoção de estudos sociais, com a finalidade de servirem de suporte às decisões políticas. Na cerimónia marcaram presença a Presidente da FCT, Madalena Alves, e as ministras Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, e o Presidente do CES, Francisco Assis.
O protocolo estabelecido entre a FCT e o CES é global e plurianual, e visa promover a investigação nos domínios económico e social, sendo que o protocolo estabelecido em parceria com uma terceira entidade, o ACM, tem como objetivo o desenvolvimento de um estudo científico sobre as comunidades ciganas em Portugal, em particular sobre a sua situação socioeconómica, e que estiveram representadas na sessão de assinatura dos protocolos por diversas associações destas comunidades. Este será o primeiro estudo nacional sobre as comunidades ciganas, um objetivo da Estratégia Nacional para a Integração das Comunidades Ciganas (ENICC).
Com o estabelecimento destes protocolos pretende-se garantir o financiamento para estudos pertinentes nas áreas económica e social, para que seja realizada investigação que possa ser disponibilizada ao país e utilizada como base em políticas públicas, que possibilite decisões políticas apoiadas em estudos científicos.
Notícia FCT