PORTUGAL ALCANÇA O MELHOR REGISTO NO CONCURSO EIC PATHFINDER CHALLENGES FACE AOS DOIS PRIMEIROS ANOS
6 entidades nacionais envolvidas em 5 projetos financiados e uma captação de 2.8 M€ para I&D em novas tecnologias
O instrumento de financiamento europeu EIC Pathfinder Challenges apoia projetos de I&D para desenvolver tecnologias e soluções científicas avançadas, inovadoras e disruptivas, com potencial para criar novos mercados e/ou enfrentar os desafios globais, e em estágio inicial de maturidade.
Os resultados do concurso do EIC Pathfinder Challenges 2023, que encerrou em outubro, estão a ser comunicados. Das 372 propostas de projeto recebidas, foram financiados 43 projetos alocados em diferentes desafios.
Portugal conseguiu financiamento em quatro dos cinco desafios a concurso: 2 projetos no desafio ligado à Nutrição com as entidades participantes I3S e CCMAR; 1 projeto no desafio relacionado com eletrónica sustentável com a entidade participante Almascience: 1 projeto no desafio relacionado com soluções de captação de energia solar no espaço com a participação da UNINOVA e 1 coordenação liderada pela U. Porto no desafio para soluções de arrefecimento limpo e eficiente. O projeto “MAGCCINE”, coordenado pela U.Porto, conta também com a participação da U.Aveiro e mais 6 parceiros europeus, maioritariamente académicos.
No total, as instituições portuguesas submeteram 58 propostas, das quais 5 receberam aprovação, atingindo uma taxa de sucesso de 11.6% – acima da média europeia. Estes dados representam o melhor resultado alcançado por Portugal neste curso desde o início do programa Horizonte Europa.
Notícia ANI