4.º Concurso de Projetos de Computação Avançada

Imagem com uma especialista de datacenter a operar um computador

A FCT anunciou os resultados da 4.ª edição do Concurso de Projetos de Computação Avançada, com um total de 163 projetos aprovados de 173 candidaturas submetidas, atingindo uma taxa de aceitação de 94%. Estes resultados estabelecem um novo máximo de projetos submetidos e aprovados.

Com uma duração entre 6 a 12 meses, os projetos aprovados permitem o acesso, a mais de 50 instituições e de pequenas empresas nacionais, a mais de 250 milhões de CPU core.horas e de 230 mil GPU.horas . A valorização estimada destes projetos ultrapassa os 3 milhões de euros. Os 163 projetos aprovados distribuem-se do seguinte modo, pelas tipologias a concurso: Acesso experimental – 43; A1, Acesso de desenvolvimento – 63; A2, Acesso regular – 36; e A3, Acesso Maior Dimensão –  21. Quanto à representação por domínio científico, este é o resultado: Física e Matemática – 31%; Engenharia e Tecnologia – 26%; Química e Materiais – 20%; Ciências da Vida e da Saúde – 15%; e Ciências da Terra e Ambientais – 8%.

A novidade desta edição do concurso foi a entrada em operação dos supercomputadores Deucalion e MareNostrum 5, o supercomputador espanhol no qual Portugal detém uma parcela, com apoio do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Os projetos aprovados entram em execução nas plataformas da Rede Nacional de Computação Avançada (RNCA), nomeadamente: Navigator (Laboratório de Computação Avançada da Universidade de Coimbra); Oblivion e Vision (Centro de HPC da Universidade de Évora); Cirrus e Stratus (Infraestrutura Nacional de Computação Distribuída), Deucalion (Azurém, Guimarães) e MareNostrum 5 (Barcelona Supercomputing Center).

O concurso de projetos de computação avançada tem como objetivo promover a investigação científica e a inovação tecnológica, através da atribuição de recursos computacionais avançados a projetos nacionais, nas mais diversas áreas científicas.

Para mais informações sobre a Computação Avançada e os seus concursos, consulte o website da RNCA e o site da FCT.

 

Notícia FCT

 

 

Categorias