ALDEIAS E CIDADES PORTUGUESAS APOIADAS PELA NOVA BAUHAUS EUROPEIA

Os 3 projetos selecionados promovem práticas sustentáveis, culturais e inclusivas

Três projetos portugueses receberam apoio da Comissão Europeia, no âmbito da Nova Bauhaus Europeia (NEB), para promoverem práticas sustentáveis, culturais e inclusivas.

Faial Island Arts Bank (Horta, Faial) e o Network of Villages for the Future (Pampilhosa da Serra) foram dois dos vinte projetos selecionados, ao abrigo da iniciativa local da NEB, como tendo grande potencial para exemplificar os princípios da NEB. Esta iniciativa, financiada pela DG REGIO, visa incubar projetos transformadores e inspiradores, a nível local, que promovam os três valores da NEB: sustentabilidade, estética e inclusão.

O projeto Faial Island Arts Bank pretende criar um hub participativo, cultural, para a comunidade, baseado nas artes e no digital. Este projeta a renovação de um edifício que é património público, no espírito da circularidade, ligando o mar, a cultura da ilha e a diversidade humana.

Por sua vez, o Network of Villages for the Future pretende fomentar novas relações rural-urbanas através da definição e implementação de novas políticas para seis aldeias de zonas transfronteiriças incluídas na eurorregião Alentejo-Centro-Extremadura (EUROACE), com base em serviços de rede complementares.

Este concurso encerrou no dia 30 de maio, recebeu mais de 80 candidaturas de localidades de pequena e média dimensão (<100000 habitantes) de toda a União Europeia e selecionou 20 projetos de 17 países que irão obter apoio, através de um programa de assistência técnica.

O projeto Porto Think Tank, seleccionado no âmbito do concurso New European Bauhaus: Co-Creation of public space through citizen engagement,  visa transformar 24 lavadouros do Porto, artefactos arquitetónicos historicamente associados às mulheres, envolvendo as comunidades locais, de modo a procurar uma nova utilidade para os lavadouros, com base em práticas sustentáveis. Este foi um dos 18 projetos selecionados em 14 países, pelo Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT), ao abrigo do concurso New European Bauhaus: Co-Creation of public space through citizen engagement. Esta iniciativa visa identificar e cocriar soluções comunitárias com os cidadãos e resolver desafios e redesenhar os espaços públicos nas cidades, áreas semiurbanas e rurais. Foram submetidas mais de 100 candidaturas e cada projeto selecionado receberá um apoio de 15.000 ou de 45.000€.

A ANI é o Ponto de Contacto Nacional para a NEB, com a responsabilidade de promover a iniciativa e apoiar a participação portuguesa.

Saiba mais aqui.

 

Notícia ANI

Categorias