COASTANTAR 2024 é a primeira expedição científica portuguesa na Península Antártica

Coastantar 2024 expedição científica portuguesa na Península Antártica

Teve início em fevereiro a expedição COASTANTAR 2024 – primeira expedição científica portuguesa de veleiro na Península Artártica, cofinanciada pela FCT através do Programa Polar Português (PROPOLAR/FCT) e pela Universidade de Lisboa, através do Colégio de Ciências Polares e de Ambientes Extremos (POLAR2E/ULISBOA).

COASTANTAR Videoconferência

A Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, reuniu-se com a equipa de cientistas no passado dia 31 de janeiro, por videoconferência. A expedição COASTANTAR estará no mar durante 15 dias, num veleiro de 24 metros, e será composta por uma equipa interdisciplinar de 10 cientistas das universidades de Lisboa, Algarve e Coimbra, a que se juntam convidados das universidades Autónoma de Madrid e Pontíficia do Chile. Os cientistas levarão a cabo observações enquadradas em 10 projetos nas áreas da biologia marinha, ecologia terrestre, permafrost, ciências da atmosfera, riscos naturais, arquitetura sustentável e eficiência energética, e diplomacia científica.

A Antártida é uma das regiões mais sensíveis do Planeta face às alterações climáticas e onde a investigação científica interdisciplinar é mais urgente.  A expedição COASTANTAR 2024 assenta num modelo logístico de baixo-custo e de reduzido impacte ambiental, uma abordagem inovadora e eficiente para um Programa Polar.

Financiado pela FCT, o PROPOLAR tem a missão de promover e apoiar o desenvolvimento da ciência polar portuguesa de excelência, permitindo aos investigadores portugueses o acesso ao Ártico e Antártida. Através da forte cooperação internacional e da gestão da logística, o PROPOLAR encoraja a investigação multidisciplinar de modo a promover o conhecimento sobre as regiões polares, pilares do sistema climático global.

Notícia FCT