CONCURSOS ABERTOS NO ÂMBITO DO NEW EUROPEAN BAUHAUS

Candidaturas a decorrer para 3 concursos

No âmbito do New European Bauhaus (NEB), estão abertas candidaturas para três concursos promovidos pelo European Institute of Innovation & Technology (EIT): o Citizen Engagement Activities, o Co-Creation of public space through citizen engagement e o EIT Jumpstarter 2022.

O concurso Citizen Engagement Activities tem candidaturas abertas até 29 de maio e pretende apoiar a implementação do co-desenho de atividades sociais, educacionais e da esfera pública nas quais os cidadãos e utilizadores-finais identifiquem os desafios das suas cidades alinhados com os desafios NEB e participem na co-criação de soluções para a adoção de hábitos mais sustentáveis.

Este programa dirige-se a entidades públicas ou privadas que deverão submeter uma candidatura individual (consórcios não são elegíveis). Serão atribuídos 15.000€ aos 8 projetos que respondam a pelo menos um dos seguintes desafios NEB: reestabelecer uma ligação com a natureza; reconquistar um sentimento de pertença; priorizar os lugares e as pessoas que mais precisam; necessidade de uma visão de longo-prazo, que considere o ciclo de vida e a integração no ecossistema industrial.

Co-Creation of public space through citizen engagement tem candidaturas abertas até 29 de maio e dirige-se a consórcios que tenham entre 2 e 4 parceiros, tendo um deles de ser uma cidade, região ou uma entidade afiliada a uma cidade ou região localizada num estado-membro ou país associado ao Horizonte Europa.

O concurso pretende, à semelhança do Citizen Engagement Activities, apoiar a implementação de produtos ou serviços ou o co-desenho de atividades sociais, educacionais e da esfera pública que respondam aos desafios NEB supramencionados. Serão selecionados 6 projetos aos quais serão atribuídos 45.000€.

No âmbito dos dois concursos mencionados, decorrerão duas sessões de informação e esclarecimento, no dia 26 de abril, às 8h00 e às 9h30, respetivamente. As inscrições nas sessões devem ser feitas aqui e té 21 de abril.

EIT Jumpstarter 2022 dedicado ao NEB é um programa dirigido a inovadores, alunos de doutoramento ou de mestrado com uma ideia de produtos ou serviços disruptores dos atuais mercados nas áreas de saúde, alimentação, matérias-primas, energia, mobilidade urbana e manufatura. Os interessados podem fazer a sua candidatura até 10 de abril.

As candidaturas selecionadas terão acesso a um programa de apoio para tornar as suas ideias em negócios.

A ANI é o Ponto de Contacto Nacional para o NEB com a responsabilidade de promover a iniciativa e apoiar a participação portuguesa.