CONSULTA PÚBLICA SOBRE OS PROGRAMAS-QUADRO DE I&I

Até 23 fevereiro

A Comissão Europeia (CE) lançou a maior consulta pública sobre os Programas-Quadro de investigação e inovação (I&I) da União Europeia (UE) de 2014-2027. A iniciativa pretende recolher experiências e informações sobre o desempenho dos programas-quadro Horizonte 2020 (2014-2020) e Horizonte Europa (2021-2027). A consulta pública decorre até 23 de fevereiro.

Esta será uma oportunidade única para os participantes poderem dar a sua opinião e pontos de vista sobre três vertentes:

1. Avaliação ex-post do Horizonte 2020: indicar os sucessos e deficiências do anterior programa-quadro de I&I, a sua relevância e os procedimentos associados ao processo de candidatura e gestão de financiamento;
  2. Avaliação intermédia do Horizonte Europa: avaliar a sua estrutura e implementação até ao presente;
  3. Plano Estratégico do Horizonte Europa 2025-2027: identificar as prioridades, áreas emergentes de I&I, sinergias entre programas da UE, entre outros.

Esta consulta pública pretende contribuir para a avaliação final do Horizonte 2020, a avaliação intermédia do Horizonte Europa e para os trabalhos de preparação para o Plano Estratégico do Horizonte Europa 2025-2027.

Os participantes poderão responder a um questionário de escolha múltipla e optar por responder a uma, a duas ou três partes, em qualquer língua da UE, incluindo em português. Os participantes têm ainda a possibilidade de fazer upload de um documento que reflita a posição relativamente aos pontos acima.

O inquérito está disponível em EU Survey.

Consulte mais informações, aqui.

A ANI, no âmbito da rede PERIN, é responsável por apoiar a participação nacional nos programas-quadro de I&I nomeadamente no Pilar II e III do Horizonte Europa.