EIT SELECIONA NOVA COMUNIDADE DE INOVAÇÃO E CONHECIMENTO NAS INDÚSTRIAS CULTURAIS E CRIATIVAS

Conta com cerca de 300M€ de financiamento

O Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT) selecionou a nova Comunidade de Inovação e Conhecimento (KIC) nas Indústrias e Setores Culturais e Criativos (CCSI). Esta comunidade contará com um financiamento de cerca de 300 milhões de euros (M€), ao longo dos 15 anos previstos de financiamento dos Programas-Quadro de Investigação & Inovação da Comissão Europeia.

Esta nova KIC irá juntar-se às atuais oito comunidades do EIT e tem como principais objetivos: estabelecer educação de fronteira nas CCSI; lançar inovações baseadas em missões; dinamizar a vertente empresarial nas indústrias culturais e criativas; criar valor nas CCSI e aumentar o seu impacto e impulsionar o reconhecimento dos ecossistemas de inovação e investigação nas CCSI.

A KIC conta com a participação de 50 instituições a nível europeu. Portugal faz a sua participação através da Universidade do Porto, como parceiro líder, e da UPTEC.

Após o estabelecimento da KIC serão lançados concursos para projetos nas áreas da educação, inovação e empreendedorismo.

As KIC do EIT são parte integrante do Horizonte Europa, que é acompanhado pela ANI. Mais informação relativamente à participação nacional nas KIC do EIT consulte a página da ANI – https://pq-ue.ani.pt/h-europa/o-instituto-europeu-de-inovacao-e-tecnologia-eit/.

Consulte mais informações aqui.