FCT e Universidade de Berkeley assinaram memorando de entendimento

A FCT e a Universidade de Berkeley assinaram formalmente dia 13 de março pela primeira vez um memorando de entendimento entre as duas instituições, como resultado das conversações aquando da visita à Califórnia, em fevereiro último, pela Ministra da Ciência Tecnologia e Ensino Superior, da Presidente da FCT e da Diretora Executiva da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD). O acordo foi assinado, pela parte portuguesa, pelo Cônsul Geral de Portugal em São Francisco, Pedro Pinto.

A forma de implementação deste memorando de entendimento está já a ser definida, tendo em conta que a frequência da Universidade de Berkeley por estudantes portugueses é co-financiada pelo Fundo Pinto-Fialon. A FCT está a desenhar um programa de apoio complementar para promover o acesso de estudantes portugueses a esta universidade, que é uma das melhores do mundo.

Recorde-se que em fevereiro a FCT já tinha assinado um memorando de entendimento com a Stanford Doerr School of Sustainability no seguimento da visita do Senhor Presidente da República em setembro do ano passado, e que é uma nova escola da Universidade de Stanford, também na Califórnia, orientada para a investigação em soluções com elevado impacto nos desafios da sustentabilidade e das alterações climáticas. De referir que este foi o primeiro memorando assinado por esta escola e outra instituição.